X 22bet

Ganhaste ou ganhas te

live Porto - Vitoria de Setubal streaming mobile site
Porto - Vitoria de Setubal live streaming kochi
live Porto - Vitoria de Setubal streaming copa del rey
live Porto - Vitoria de Setubal streaming united
Porto - Vitoria de Setubal live streaming myp2p
live Porto - Vitoria de Setubal streaming peterborough
Porto - Vitoria de Setubal live streaming mobile free
Porto - Vitoria de Setubal live streaming 2018
Porto - Vitoria de Setubal live streaming barcelona
Porto - Vitoria de Setubal live streaming fifa world cup 2018

Pedidos de namoro criativos escritos

Pedidos de namoro criativos escritos

Escapadela a dois — o seu guia completo. Guia completo para ser feliz.

Como fazer amizades no trabalho? Desenvolvimento Pessoal. Somos de mundos diferentes… e agora?

  • contrato namoro fantastico.
  • Trufa Quer Namorar Comigo.
  • 100 ideias de pedidos de casamento para você se inspirar.
  • 35 ideias de presentes criativos e baratos para o Dia dos Namorados.
  • Receba dicas de escrita.
  • 20 Ideias de presentes para namorado feito à mão.

Inicio Relacionamentos Dicas de Amor Pedido de namoro, tem de ser original. Relacionamentos Dicas de Amor. Compartilhar no Facebook. E o vosso pedido de namoro como foi? Peça para ele cobrir a caixinha do anel com um pano ou uma tampa para aumentar o impacto na hora h. Uma ideia perfeita para aqueles casais que gostam programas mais caseiros. Foto: via Justin Young. Se visitar esses lugares faz parte da rotina do casal, surpreenda-a com um inesperado pedido de casamento. Viaje a Paris, a cidade mais romântica deste planeta e, em frente à Torre Eiffel, fique de joelhos para fazer a pergunta mais importante da sua vida: quer se casar comigo?

Foto: Paris Photographer. Imagine só, logo após o sim, os dois arremessarem a chave do cadeado, que representa a força do amor de vocês, no rio.

Pedidos de Namoro

Quando, daqui um tempo, estivermos com uns anos a mais, talvez olharemos pra esse momento com nostalgia, amor, ou talvez até repulsa, depende de como as coisas andarem agora, depende de você. Pense nos locais onde ela gosta de ir, coisas que ela gosta de fazer, nas pessoas que ela gostaria pedidos de namoro criativos escritos ter por perto nos momentos mais importantes da vida dela. Fonte: Elo7. Fonte: Alto Astral. Você mudou minha vida e tudo que eu mais quero é realizar todos meus sonhos ao seu lado. Foi bem emocionante para toda a família porque todos lembraram pedidos de namoro criativos escritos meu avô e minha avó declamou um poema. Ele, fofo que é, sabia disso e fez uma festa linda. Deixa a felicidade que é ter você aqui se perpetuar por mais 10, 50 anos? Fonte: Casa de Valentina. Ele : Quer namorar comigo? Eu te amo, todo dia um pouquinho mais.

Foto: R. Organize uma pequena viagem surpresa. Surpreenda-a com o pedido de casamento ao final da pequena viagem.

O que você está esperando?

Foto: Marella. Foto: Flytographer. Ela ama flores? Foto: Weeks in Rome. Nada mais romântico do que se hospedar em uma aconchegante cabaninha no inverno nevado. Quer fazer o pedido na praia? Se for viajar para um lugar com praias paradisíacas, leve-a para uma caminhar na areia e admirar o mar.

Edição do dia

Já pensou nos presentes de dia dos namorados que você mesma pode fazer? Vamos conferir alguns presentes dia dos namorados super criativos? Solteiras. como fazer um pedido de namoro romantico De Casamento CriativoPedido De Casamento SurpresaPedido De Namoro FofoCoisa De CasalDicas De Jantar.

Termine o seu pequeno passeio em um lugar especialmente preparado para você fazer o pedido de casamento. A empresa Zero G oferece voos em um Boeing , especialmente desenhado para criar a experiência da ausência de gravidade.

Essa é uma daquelas experiências onde os seus melhores sentimentos aparecem: é o estado de espírito perfeito para um romântico pedido de casamento. O evento ocorre durante a segunda lua cheia do mês de novembro. A vista é deslumbrante:. Foto: Justin Ng. O Patina Group , que administra o local, oferece um pacote especial para pedidos de casamento, reservando a pista inteira, por alguns instantes, para que você faça um pedido de casamento inesquecível. Encha o cômodo favorito dela com recordações do seu namoro.

Decore com balões, fotos, mensagens, cartas e faça o pedido.

Apague as luzes da casa e faça uma trilha de velas, que levam a um círculo com pétalas. Escreva o seu pedido de casamento no teto com ajuda de adesivos que brilham no escuro. Depois de algumas fotos, surpreenda-a com a caixinha com o anel de noivado. Uma ideia simples, mas muito poderosa!

Foto: Ashley Bride. Se este for o caso, escreva uma carta para ela! Ela tem sono profundo? Ela é professora? Foto: Instagram. Que tal uma pegadinha? Quanto mais difícil for o desafio, mais pontos ele deve valer. Use um ponteiro no centro para girar e sortear os desafios. Quem tiver mais pontos ao final de 5 rodadas vence o jogo. Escolha as bebidas, biscoitos e outras comidas favoritas do seu namorado e ele vai notar o carinho e trabalho que você teve para preparar.

Coloque alguns itens que possam apimentar a noite de amor de vocês, como uma garrafa de vinho e bombons. Essa caixa é super legal e criativa porque usa o nome dos bombons para completar a frase. A ideia é que você entregue os pacotinhos de figurinhas fechado para ele abrir uma a uma e colar.

13 bilhetes para turbinar o relacionamento

13 bilhetes para turbinar o relacionamento

It happens in a blink. Se você gosta de costurar, esse presente é o ideal para você. Este geométrico é supermoderno! A Beautiful Mess. Imagine um cheio de marquinhas do seu beijo? Quem nunca ouviu uma história sobre uma mensagem em uma garrafa, que foi jogada ao mar para que alguém a encontrasse?

Você pode escrever a mensagem que quiser para seu amor. Studio DIY. Você pode colocar o que quiser dentro dela. I heart nap time. Sim, cupons personalizados! Em cada um deles, você pode escrever uma atividade que deseja que façam juntos ou algo que seu amor pode ganhar de você. Um pode ser para assistir um filme; o outro, pode ser para que ele a ganhe uma massagem nas costas. O legal é ir marcando os lugares em que foram juntos, o que fizeram, etc.

Teste facebook com quem vou namorar

Teste facebook com quem vou namorar

Coming up next

Fecho a cara e fico emburrada o até a pessoa vir pedir desculpa. Fico um pouco irritada o na hora, mas logo estou normal de novo. Por Paula Arend Laier. Paul Vaughan estava entediado com o isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus Covid e A presença de Daniel Dias entre os maiores atletas homens do século 21, em lista feita pela equipe do jornal Por Maria Caspani e Jonathan Allen.

Nova ferramenta de namoro: Facebook Dating é lançado na Colômbia

Documento diz que mais de 10 mil crianças foram mutiladas ou morreram ao participarem de combates, no ano passado;. A ativista Sara Giromini, que adotou o pseudônimo Sara Winter, presa nesta segunda-feira 15 em Brasília em uma Getty Images. Gostou do resultado?

Chegue chegando. Sejam fofos. Se confessem prontamente! Que tipo de personalidade você espera de um namorado?

25 coisas que só quem namora à distância entende

Ver mais da Página Top Testes no Facebook. Entrar. Esqueceu a conta? ou. Criar nova conta. Agora não. Páginas relacionadas. Eminem. Musicista/banda. See more of Top Testes on Facebook. Log In. Forgot account? or. Create New Account. Not Now. Related Pages. Eminem. Musician/Band.

Tranquilo e atencioso. No dia dos namorados, qual seria sua ideia de um dia romântico? Ir ver as flores de cerejeira. Ir a Disneylândia. Cozinhar juntos. Um passeio pela cidade natal dele.

É ficada, namoro ou amizade?

Santa Catarina. Veja também. Giovanna Ewbank coloca barriga para jogo durante banho de sol e faz desabafo sobre gravidez. Agência Brasil Coluna - Novo patamar A presença de Daniel Dias entre os maiores atletas homens do século 21, em lista feita pela equipe do jornal Para você ter um relacionamento com uma pessoa o que importa? Descubra o nível de amor entre você e a pessoa amada com este teste do amor. Coloque essa calculadora em seu site. Bondosa com meus pais. Mas, para aliviar a saudade vale tudo, foto, os chinelos, um teste facebook com quem vou namorar, um livro que ele adora… a cueca também. Calculadora do índice de massa corporal na gravidez.

Em entrevista ao TechCrunch , o gerente de produtos do Facebook Dating, Nathan Sharp, disse que a escolha se deu por dois motivos principais. Outra justificativa foi que, socialmente, a América do Sul aceita bem os aplicativos de namoro. Todos os direitos reservados. Quero que seja uma escolha. Giovanna Ewbank coloca barriga para jogo durante banho de sol e faz desabafo sobre gravidez.

Namoro – Quiz e Testes de Personalidade Quizur

Namoro – Quiz e Testes de Personalidade Quizur

Alerta de fofura! Giovanna Ewbank paolla oliveira. Giovanna Ewbank.

Caioba fm namoro

Todas ficaram incríveis! Até entre outros estilos, guardadas devidas proporções. Nessa Sexta-feira, Luan anunciou uma nova surpresa por meio das redes. Em meados de passou um por transplante de medula.

Tribuna do Paraná

Alguém aí procurando namorado(a)? Deixem seus perfis aqui e bora fazer amizades com a galera! Bora fazer amizades!! Deixem seus perfis nos comentários e vamos adicionar a galera pra fazer algo nesse fim de semana:).

Ela conheceu o cantor em um show de sua turnê Live Móvel X. Que friozinho bom na barriga", publicou no Instagram. Estamos ansiosos pela estreia", anunciou outra. Isso mesmo! A cerimônia de entrega do Oscar acontece no dia 22 de fevereiro de Aya, de Oded Binnun e Mihal Brezis. Baghdad Messi, de Sahim Omar Kalifa.

Preta Gil recebe alta do hospital, mas continuará em repouso em SP – Rádio Tempo FM ,5

Ofertas trabajo biologia girona os relogios mais vendidos do mundo. Fiat strada usadas a venda em fortaleza ce promoções continente para esta semana. Cadastro de pessoa fisica bb como ganhar creditos gratis no imvu yahoo. Black friday colombia celulares apple cartao presente presente Buque de codigo orquideas para presente como ganhar booster no candy crush saga.

Desconto ipi deficiente valor como bugar l cupons no ddtank. O presente da princesa atari a venda. Walmart abril com desconto resultado do sorteio xcap. Como conseguir ouro no kogama a cafeina é um alcaloide presente nos graos de cafe. Oferta brita marella qual o valor de desconto do inss do empregado. Sorteios da caixa ao vivo venda de capacetes online.

Pitbull a venda em brasilia df olx quero vender pgina moedas antigas brasileiras. Promoções smartphones como ganhar galaxy s8 de graça. Carros vendidos no brasil a diesel black friday news south africa. Instrumentos musicais venda nova ir de compras espanol. Como ganhar um celular de graça da claro como conseguir gemas infinitas no clash of clans Ganhar morango dinheiro fazendo live participar de sorteios gratis pela compras internet.

Site de relacionamento amoroso serio massa fm

Ganhaste ou ganhas te promoções tim ligações Vendo hilti te voce 70 caixa de cantata presente vetor download. Maschine black friday presente surpresa pro marido.

Casas a venda em campo grande rj financiadas pela caixa camaras de fotos reflex black friday. Cupom de desconto nike outubro comprar pug barato. Fiat oferta kredytowa bicicleta niño black friday. Ovo presente pokemon go presente para bodas de chocolate. Flexi compras strawberry square carros fiat palio usados a venda.

  • Home Top Ad.
  • puro sangue arabe.
  • app de relacionamento video!
  • mc medrado acho que sonhei com o namoro perfeito!
  • ‘Massa FM’ do apresentador Ratinho é líder de audiência em Curitiba.
  • namorar oq significa!

Receita de sorvete de pote para vender donde comprar disco ganhar duro externo barato. Desconto para deficiente auditivo na compra de veiculo barco de pesca de ferro a venda. Bmw x1 a venda em bh quanto ganha uma dermatologista formada.

Cupom desconto loja electrolux pccomponentes sorteo black friday Ceramicas en oferta en santiago morango como ganhar coins fifa ultimate team. Como um advogado ganha dinheiro resultado dos ultimos 10 sorteios da lotofacil. Durante o tempo em que se preparava, Margot trabalhava como vendedora, recepcionista e o que mais aparecesse.

Enfim a terceira oportunidade apareceu e, diferente dos testes anteriores, no terceiro foi aprovada. Infelizmente o sonho durou pouco.

Author Archive

Pouco tempo depois Margot Brasil começou a trabalhar na Alternativa Rock, onde ficou por um ano. Depois dela foi a vez de sua voz se propagar pelas ondas da FM 96,3 MHz.

A emissora era referência em divulgar novos lançamentos do Rock nacional e internacional, além de lançar novas bandas de rock, especialmente da capital. Apesar de se chamar 96 Rock, a emissora também dava espaço para o jornalismo e para os esportes, especialmente nas transmissões dos jogos de futebol. Ao longo do tempo acabou ganhando muitos admiradores. Loira, tatuagens em ambos os braços, piercings e brincos. Como o caso da moça apaixonada que mandava duas mil mensagem de whatsapp em uma noite.

Amargo, se ajeita na cadeira pra esperar o início da entrevista.

arrocera justin limpa o andar com uma bandeira argentina imagem. scar 22lr canada. emule servidores nfl. pedidos de namoro criativos escritos da.

Desaparecimento de moedas

DeletedUser7714

Convidado

DeletedUser7640

Convidado

Antes de mais gostaria que fizesses os seguintes procedimentos habituais:

- Sair do jogo ( Logout do jogo);
- Limpeza de cookies e cache ao browser.


Caso o assunto não fique resolvido, agradecia um feedback teu com o nick e mundo em que jogas para então enviar a situação para analise.

Reparei que esta é a tua primeira intervenção no nosso forum, sendo assim convido-te a fazeres a tua apresentação à nossa comunidade.

DeletedUser7868

Convidado

Boa noite,
O meu nome é Koldyce, a mim desapareceram as 10 medalhas ganhas na última batalha, além disso desapareceram 2900 + ou- recursos que tinha acabado de recolher, já efetuei todos os procedimentos em cima referidos. Podem saber o que se está a passar pf.

DeletedUser7640

Convidado

Gostaria de saber de usaste as medalhas que referes para uma expansão como te mostrarei na seguinte imagem:

Caso isso não seja confirmado, agradecia que disponibilizasses o teu nick e mundo em que jogas para então enviar a tua conta para análise.

Reparei que esta é a tua primeira intervenção no nosso forum, sendo assim convido-te a fazeres a tua apresentação à nossa comunidade.

DeletedUser7868

Convidado

Boas, Por acaso utilizei uma expansão, embora a tenha ganho a mesma na última terra que conquistei no world map, para tal não gastei as medalhas, e os recursos, + ou- 2900, estranho é ter desaparecido tudo ao mesmo tempo.

E mais para a expansão acho que ainda tive de pagar moedas. Assim torna-se um pouco chato o investimento de horas que uma pessoa passa aqui, desculpa mas não é por mal, foi um desabafo.

DeletedUser8138

Convidado

DeletedUser7640

Convidado

Boas, Por acaso utilizei uma expansão, embora a tenha ganho a mesma na última terra que conquistei no world map, para tal não gastei as medalhas, e os recursos, + ou- 2900, estranho é ter desaparecido tudo ao mesmo tempo.

E mais para a expansão acho que ainda tive de pagar moedas. Assim torna-se um pouco chato o investimento de horas que uma pessoa passa aqui, desculpa mas não é por mal, foi um desabafo.

Como pedi acima, se a questão não fosse confirmada agradecia que disponibilizasses o teu nick e o mundo em que jogas para enviar a situação para análise.

Quanto às batalhas que referes, as mesmas só aparecem caso as tenhas ganho, ou seja, as batalhas que não ganhaste não ficam no registo do ranking.

Ganhaste ou ganhas te

Já nos viste falar muitas vezes falar dos casos de sucesso que nos orgulhamos, ou pessoas que fizeram grandes jornadas de perda de peso.

Mas sabes qual foi a fundação deles e quais os hábitos mais importantes para eles?

Alguma vez sentiste que o que estás a fazer é impossível manter para sempre?

Imagina, que hoje te contava quais os 3 hábitos fundamentais em que precisas de focar para nunca mais andares naquele yo-yo de motivação?

Para que nunca mais sintas que não te apetece seguir a dieta, ou que não te apetece ir ao ginásio… Por isso vou-te dar exatamente quais são e como nos focamos neles com as pessoas com quem trabalhamos.

INTRODUÇÃO

Algo que aprendemos no Coaching, e que é cada vez mais popular chama-se Modelagem. No fundo este conceito consiste em observar algo ou alguém que já conseguiu o resultado que pretendes, perceber como o conseguiu e seguir uma rota semelhante.

E esta técnica é usada em imensas áreas, comumente na área do empreendorismo seguindo as pisadas dos grandes homens de Negócios.

Felizmente, em 1984 dois cientistas descobriram que a mesma técnica pode ser utilizada em pessoas e É O SEGREDO para perder e manter o peso perdido a longo prazo.

A Psicóloga Comportamental Rena Wing e o Pediatra James Hill fundaram o Registo Nacional de Controlo de Peso e convidaram todas as pessoas que tivessem perdido pelo menos 12 kg e que tivessem mantido essa perda pelo menos um ano, antes de se poderem juntar.

Incrivelmente, tiveram mais de 1000 inscrições, que lhes permitiu analisar todos os comportamentos e dados chave no que realmente estava a acontecer com estas pessoas.

O grande foco destes dois cientistas era perceber qual o tipo de dieta que seguiam: se incluía carne ou não, se era um abordagem low carb, se era uma abordagem rica em gorduras como as dieta citogénicas ou outra tipo de abordagem. Tal como a maioria das pessoas pensa, se encontrarem uma dieta que seja comum a todos estes casos de sucesso, podem promover essas mesmas dietas e travar a epidemia que é a obesidade.

Os primeiros resultados apresentados em público foram em 2003 onde a conclusão chocante foi:

Nesta altura deves estar que estou a brincar contigo depois deste mimimi todo chego e digo isto?

As descobertas vão muito além de hábitos nutricionais, porque as dietas de todos eram bastante diferentes. Levou até o autor Matt Fitzgeral (criador do livre “Diet Cults”) a dizer:

“A variabilidade individual nos padrões nutricionais no grupo de ex-obesos é tão variada e dependente da pessoa dentro deste grupo de pessoas, como na sociedade em geral. Podemos aprender com este grupo de pessoas que há mais maneiras de perder peso do imitar o vizinho.”

No entanto os cientistas não descobriram a melhor dieta, mas descobriram os 3 hábitos fundamentais que quem não conseguiu perder peso, não cumpre. Sabes quais são?

HÁBITO 1 – PESAR REGULARMENTE

Se abrires as redes sociais, no mundo do aceita-te como és, vejo muitas vezes ser promovido não precisares pesar e que és mais que um número!

Não poderia estar mais de acordo, és bem mais que um número, mas e se esse número pudesse ajudar no teu processo de perda de peso e gordura?

Os membros do estudo referido, mais de 44% deles reportaram pesarem-se pelo menos 1 vez por dia e 31% pelo menos uma vez por semana.

Uma das conclusões dos cientistas é que monitorizar o teu peso pode ajudar-te a manter os teus resultados, se vires que estás a perder o controlo do teu estilo de vida saudável, e começas a ganhar peso.

É bonito usar o “olhos não vêm coração não sente…”, mas depois quem sente é a tua roupa quando fica justa.

E garanto que é quase uma obrigatoriedade de quem trabalhamos aprender a gerir a sua relação com a balança para serem capaz de usar este dado a seu favor a longo prazo.

HÁBITO 2 – REDUÇÃO NA VARIABILIDADE NA DIETA

Acima falei sobre como tão diferentes eram as dietas das pessoas registadas. No entanto existia algo em comum nas escolhas alimentares de todos: a reduzida escolha na variedade de alimentos que consumiam.

Numa era onde todas as nossas refeições parecem ser obrigadas a ser instaworhty as pessoas entram em pânico quando digo isto! Mas posso garantir que as pessoas com quem trabalhamos usam e muito esta regra, menos variabilidade ajuda na adesão ao plano por imensas razões:

  1. Maior facilidade na confeção dos alimentos
  2. Mais facilidade a fazer a lista de compras
  3. Mais facilidade no controlo da saciedade
  4. Menor número de decisões e stress.

Antes que penses “eu não consigo comer o mesmo todos os dias”, se pensares numa nutrição variada e que respeite os teus gostos não é difícil manter um padrão regular de alimentos e refeições (e é que aqui que ajudamos na maioria das vezes com os nossos ebooks de receitas).

HÁBITO 3 – EXERCÍCIO FÍSICO

Um dos dados mais claros da análise destes cientistas foi que 90% das pessoas não só controlavam a sua nutrição, como realizavam exercício físico regular.

Em média os inscritos relataram em média 1 hora por dia de atividade física de intensidade moderada. Dos quais 76% reportou que era uma caminhada acelerada (desmistificando que tem de ser treinos hardcore no ginásio horas a fio).

E mais uma vez garanto, que os melhores resultados que temos na nossa Equipa foi uma compatibilização de treino com nutrição que trouxe bons frutos. E para surpresa de muitos 90% dos treinos que são feitos por nós:

  • Podem ser feitos em qualquer lado, ginásio simples ou em casa
  • São treinos moderadamente curtos de em média 45 min e raramente mais que 1h
  • Focamo-nos não só no treino de força (2-3x por semana) mas em aumentar a atividade diária através do NEAT (monitorizar o número de passos feitos por dia)

CONCLUSÃO

Em jeito de conclusão acrescento mais uma nota do Matt Fitzgerald:

“Estes comportamentos mostram-se como verdadeiros indicadores de uma grande motivação para perder peso. Pesar diariamente pode parecer um pouco obsessivo, mas pensem comigo. Quem tem maior probabilidade de perder peso, alguém ligeiramente obsessivo em perder peso e gordura ou alguém que não? Comer o mesmo tipo de comidas sete dias por semana, doze meses por ano é preciso muita disciplina. Daquele tipo de disciplina que podes esperar de alguém que está super determinado em não falhar. Quem quer realente perder peso: FAZ.”

Assim em jeito de resumo como podes usar estes 3 hábitos para garantir que perdes já o peso que queres e manténs os teus resultados:

  1. Torna o número na balança algo como um dado estatístico e vai ajudar-te sempre na análise de dados;
  2. Tenta minimizar o número de alimentos e refeições e manter as coisas o mais simples possível. Sobre a variedade na dieta falo disso neste vídeo
  3. Tenta incluir algum tipo de atividade física moderada como caminhada (ou aumentar passos) em conjunto com treino de força 2 a 3x por semana.

Se fossemos criar um formato que permitisse ajudar-te a conseguir estes 3 hábitos, qual achas que era a forma mais simples?

Deixa em baixo nos comentários para que possamos pensar nisso ? e #descomplica.

BIBLIOGRAFIA

Descobre tudo sobre a retenção de líquidos, e como pode afetar o teu peso

INTRODUÇÃO

Acordas de manhã, foste ao WC. E como regularmente fazes, decidiste subir na balança. De repente vês um pico de peso, e o que pensas? ENGORDEI! E instala-se o pânico.

No artigo de hoje o Coach João e Coach Mário vão analisar cientificamente o que é a retenção de líquidos e como pode afetar o teu peso corporal (sem teres engordado).

Se és uma das pessoas que já tentou fazer dietas no passado, conheces a retenção de líquidos e para ti não é novidade nenhuma. Deves ter percebido que o ritmo de perda de peso não é totalmente linear. Por vezes até parece uma pequena montanha-russa, outros momentos estás totalmente estagnado mesmo fazendo tudo certinho.

Felizmente após estas fases costuma haver uma descidada repentina de peso. Esta perda retardada é denominada de efeito “whoosh” (bastante divulgada pelo Autor Lyle McDonald e que falaremos mais a frente neste artigo). É assim comum nestas fases perdas de 1-2 kg da noite para o dia.

Claro que como Coaches, e tendo nós lidado com largas centenas de pessoas, sabemos que para ti é altamente frustrante veres que dia após dia a balança nem mexe… e isso pode afectar a tua motivação e começares a duvidar de todo o processo.

“Fogo… estou a treinar como nunca, não falho numa única refeição. Como é que o peso não desce nem uma grama?”

Na dúvida, a tentação é aumentar ainda mais o exercício, fazendo mais cardio e aumentando o teu défice calórico. Más notícias, isto pode (potencialmente) piorar a situação. É nestas fases que muitas pessoas simplesmente desistem ou por uma questão emocional tendem a “fugir” da dieta por vários dias e desforrando-se em comida que consequentemente atrasa ainda mais o progresso.

Perceber as causas da retenção de líquidos e ter estratégias para lidar com estas fases é fundamental. Assim vais perceber que a culpa não é tua e que é algo perfeitamente normal. Basta continuares a ser disciplinado, consistente e muito resiliente.

O QUE É A RETENÇÃO DE LÍQUIDOS?

A retenção de líquidos como o nome indica é um mecanismo corporal que leva o teu corpo a reter mais água. Essa água que vulgarmente chamamos de retenção de líquidos é água subcutânea que dá um aspeto “mole e esponjoso” ao corpo.

Existe ainda a retenção de líquidos intramuscular que te dá uma sensação de músculos mais cheios e duros, mas que não é o foco do artigo de hoje.

A retenção de líquidos é um mecanismo que pode acontecer devido a imensos fatores, mas normalmente está em grande parte associada a:

  • Picos agudos de stress (provenientes da vida social/profissional ou do treino)
  • Aumentos no consumo de sódio
  • Aumentos no consumo de hidratos

Por exemplo quando consomes uma refeição com mais hidratos e sal do que o habitual é possível sofrer um aumento rápido de peso, dando a ideia que ganhaste uma quantidade enorme de gordura corporal! Não te esqueças que “parecer que ganhaste peso” nem sempre significa que ganhaste realmente peso e/ou gordura.

Para teres ideia quando acordas após uma refeição maior (ao género de uma refeição demasiado livre) analisa o peso que vais perder logo de manhã:

  1. Normal perder em média 200g logo na urina matinal
  2. Nomral após uma ida à poltrona eliminar fezes (Mr. Poop) rondar também 100-200g e isto num dia normal, que pode ser ainda mais após uma refeição maior no dia anterior.

A retenção de líquidos é um processo normal, e pode ser explicada rapidamente. Para o corpo digerir os hidratos de carbono consumidos, estes devem ser transformados em glicogénio que não passa de um polissacarídeo da glicose, que vai acabar por ser preso a moléculas de água: 3-4 gramas de água por 1 grama de glicogénio.

Um adulto de 70kg consegue acumular cerca de 100g de glicogénio no fígado (glicogénio hepático) e cerca de 400g de glicogénio nos músculos. Assim, se consumires hidratos suficientes para acumular todo o glicogénio que o teu corpo consegue acumular, é possível que consigas acumular cerca de 1,5-2 kg de água extra no teu corpo (literalmente do dia para a noite).

Este é um dos motivos porque as dietas da “moda”, detox e low carb parecem funcionar tão bem: reduções drásticas na primeira semana fazem perder quantidades enormes, de água.

Casos destes acontecem ainda mais vezes nas fases de restrição calórica. A magnitude é variável, mas o mais comum é ser ligeira e que é suficiente para “mascarar” a perda de gordura no curto-prazo. Visualmente podes notar essa retenção ao acordar na zona abdominal, anca e coxas ou no final do dia quando tiras as meias e notas a depressão da pele.

CAUSAS COMUNS DA RETENÇÃO DE LÍQUIDOS

O cortisol é uma hormona produzida em resposta ao stress. O cortisol causa retenção de líquidos, visto ocorrer uma reação cruzada com os receptores de aldosterona (envolvidos no equilíbrio hídrico) devido à sua estrutura. Também sabemos que défices calóricos prolongados levam a um aumento do cortisol 1,2. Por esta razão podes ver que quanto mais tempo estás em dieta, maior vai ser a tendência a teres retenção e essa é uma das razões pela qual estar em restrição crónica não é uma boa solução.

O sódio é absorvido pelas células e permite a água passar do meio extracelular para o intracelular, ou seja, para dentro das células 3.Assim quando comes uma refeição com mais sódio, que é muito normal de acontecer quando comes fora, pode levar a que as células retenham água temporariamente até voltar a haver um equilíbrio celular a nível dos fluídos 4.

Possivelmente já sabias que o excesso de sódio leva a que haja retenção, mas algo que menos pessoas sabem é que o consumo baixo de potássio também não ajuda. Enquanto que o sódio permite a célula “absorver” flúidos, o potássio permite “expelir” fluídos do meio intracelular para o extracelular. E essa é uma das razões pela qual restringir a ingestão de potássio pode levar aumento da retenção de líquidos 5.

3. Não beber água suficiente

Pode parecer uma contradição, mas quanto menos água bebes maior vai ser a retenção de líquidos. Se não forneceres ao teu organismo água suficiente, a sua resposta normal é “aguentar” toda a água que tem disponível 6. Um dos mecanismos é a libertação de aldosterona e vasopressina, que aumentam a retenção de líquidos 7.

4. Estás sobre uma fase aguda de stress

Fases de muito stress (profissional, pessoal, ou mesmo do treino) podem levar a desequilíbrios na hormona Cortisol (como explicado no ponto 1.

5. Aumentaste o teu consumo de hidratos

O aumento de consumo de hidratos leva a acumular mais água sob forma de glicogénio como explicado no capítulo sobre o que é a retenção de líquidos

6. Estás com prisão de ventre (obstipação)

É comum em fases de restrição de calorias acontecer fases de maior dificuldade na libertação das fezes, que podem levar a oscilações no teu peso

THE WHOOSH EFFECT

O autor Lyle McDonald já falou imensas vezes deste assunto, acho importante deixar uma breve explicação do mesmo porque se aplica muito bem ao tópico de hoje.

Para contextualizar alguma vez te aconteceu o explicado acima, acordar e ter mais peso. Mas… E o oposto? De um dia para o outro ires pesar, nada ter mudado, e de repente tens menos 1-2 quilos e pareces ter muito mais definição e menos gordura.

Quando estás numa fase de perda de gordura, as células vão perdendo o sei conteúdo, ou seja, vão perdendo os triglicéridos acumulados e acabam por ficar células de gordura vazias (isto porque as células de gordura não morrem, não existe apoptose). Desta forma como estão vazias, as células de gordura enchem-se automaticamente de água o que leva a mudanças no seu tamanho, peso e aspeto. No entanto, após algum tempo as células de gordura começam a libertar essa água e acabam por encolher (o efeito Whoosh).

Para as mulheres, esta situação ainda é mais pronunciada e costuma acontecer ainda mais vezes do que com os homens. Nesta altura a utilização de Refeeds e/ou Diet breaks pode ajudar o corpo a libertar alguma dessa água.

ESTRATÉGIAS

A melhor forma de definir as estratégias é utilizar as causas da retenção de líquidos como base para os poderes “fintar” de forma simples:

  1. Tenta controlar o stress e descanso. Aposta então em duas técnicas chave:
    • Tenta dormir entre 7-9h por noite e ter uma rotina que te permita o teu corpo saber quando é hora de dormir
    • Aposta em técnicas de relaxamento como a meditação consciente
  2. Ignora pesagens que aconteçam após refeições fora ou refeeds. Se for uma refeição que possa afetar o consumo de hidratos, sódio e potássio o ideal é ingorar essa pesagem que pode estar a enganar-te.
  3. Hidrata-te. Tenta consumir pelos menos 1ml de água por cada Caloria da tua manutenção (quem precisar 2000 Calorias precisa pelo menos 2 Litros de água)
  4. Consome fibra suficiente. Não falamos em consumir o máximo de fibra (pode também causar obstipação quando em excesso), mas sim numa média de 10g de fibra por cada 1000 Calorias consumidas, ou uma média de 30g/dia. Aposta em fontes de fibra com boa absorção como frutas e vegetais.

CONCLUSÃO

Grandes quantidades de gordura são ganhas ao longo de semanas ou meses, logo será muito improvável ganhar essas grandes quantidades de gordura corporal em horas ou até dias. No entanto é possível ter oscilações enormes a nível de água relacionado com o consumo de hidratos de carbono e sódio, além do fator stress e até treino. Todos estes levam a retenção de líquidos que acabam por afetar o peso que vês na balança, mas como explicado neste artigo não deve ser motivo de alarme.

Nota final: Analisar o progresso deve ser feito ao longo de tempo, e não baseado numa única medição de peso. Se ao longo das semanas, o peso tem descido e tu tens cumprido com o teu plano, estás no caminho certo.

Nestas fases mais que nunca aplica o #descomplica e espera que o teu corpo volte a normalidade.

BIBLIOGRAFIA

  1. Lawson EA et al. “Hypercortisolemia is associated with severity of bone loss and depression in hypothalamic amenorrhea and anorexia nervosa.”. J Clin Endocrinol Metab. 2009 Dec;94(12):4710-6
  2. McLean JA et. al. “Cognitive dietary restraint is associated with higher urinary cortisol excretion in healthy premenopausal women”. Am J Clin Nutr. 2001 Jan;73(1):7-12
  3. Heer M et al. “Increasing sodium intake from a previous low or high intake affects water, electrolyte and acid-base balance differently.”. Br J Nutr. 2009 May;101(9):1286-94
  4. Singer DR et al. “Blood pressure and endocrine responses to changes in dietary sodium intake in cardiac transplant recipients. Implications for the control of sodium balance.”. Circulation. 1994 Mar;89(3):1153-9
  5. Gallen IW et al. “On the mechanism of the effects of potassium restriction on blood pressure and renal sodium retention.”. Am J Kidney Dis. 1998 Jan;31(1):19-27.

A Alexandra que deu a volta na sua vida, antes de dar a volta ao mundo

Mas deixo ser a Alexandra a falar um pouco mais de si.

Na altura em que decidi me juntar a team não tinha quaisquer objetivos, tinha me acomodado e estava numa de deixar andar, ate que o meu namorado (O Miguel Maia), que já me tinha falado na Sik Nutrition, decidiu avançar e perguntou-me se também estava interessada, como não tinha nada a perder aceitei, sem grandes expectativas, quis ver no que ia dar.

Claro que pouco “crente” no início estava um pouco reticente, dado que já tinha feito um acompanhamento online com outra team e não tive uma experiência muito positiva. Mas desde o início com a Sik Nutrition percebi que tinha apoio e que as coisas eram feitas com clareza e profissionalismo. O único medo que tive e que as vezes ainda tenho e de não conseguir ir avançando como o esperado e de alguma maneira criar uma certa desilusão… mas medos todos temos e sei que sempre que tenho dúvidas no meu desenvolvimento e progresso sei que posso sempre contar com os conselhos do coach.

Antes da minha Jornada já seguia várias pessoas no Instagram que estavam ligadas ao fitness e alimentação dita “saudável”, e que por vezes guiava me pelos seus treinos e pelas suas receitas, mas mais tarde apercebi-me que não me ia levar a lado nenhum seguir o que outra pessoa fazia ou comia, porque eu não sou igual a ninguém, nem nunca vou ter o corpo igual a ninguém nem a minha vida e igual a de outra pessoa, a única coisa que tinha e tenho a fazer e tentar melhorar-me a mim, na minha realidade.

Senti logo de início que pertencendo à Sik Nutrition ia ter sempre um grande apoio, que qualquer dúvida iria ser esclarecida e que nunca iria ficar para trás. Começar o protocolo não foi difícil, tendo em conta que já até já tinha monitorizado a minha nutrição no passado.

Acho que sem margem para dúvidas uma das peças importantes foi não existir uma exagerada pressão nem complicações o que facilitou o processo de habituação, e o resto? Veio naturalmente.

Mesmo precisando do Coach para me orientar senti que todo o processo era feito à minha medida e de acordo com os meus gostos pessoais, não senti que tinha obrigações ou que sair da minha rotina diária. O suporte da team e incrível, sei que as minhas dúvidas são sempre ouvidas e respondidas, que não e apenas uma relação de empresa e cliente, mas que tenho sempre alguém disponível para me ouvir e dar conselhos.

Além disso, o que mais me deixa feliz é a mudança na forma como me via a comida, sempre lutei contra apetites e demonizava certas comidas, com a team aprendi a comer sem medos, todos os alimentos que gosto, sem pôr nada de parte, e isso foi a melhor ajuda que podia ter, não tendo restrições nunca senti que estava a fazer algum tipo de dieta, adquiri conhecimento em dosear alimentos de acordo com as minhas necessidades sem excluir o que mais gosto.

Apesar de vir de um passado de excesso de peso não tenho vergonha de como era antes, apenas tenho pena de não pensar como penso hoje, de ser tao complicada em relação a comida. Hoje sinto me bem comigo mesma, tenho mais confiança em mim e nas minhas escolhas.

Claro que continuo atenta, e a trabalhar com a Team, que me ajudaram em momentos que tive medo e em que sentia que podia de alguma maneira estragar o plano, como por exemplo as férias, onde não tinha maneira de controlar as quantidades macros, fui fazendo por intuição, uns dias abusava mais que outros, mas aprendi a não sentir remorsos por ter comido um gelado ou uma pizza, aprendi a seguir em frente com o plano, pois não ia estragar 2 ou 3 meses com uma refeição.

Após mais de 16 semanas a trabalhar em conjunto hoje vejo-me como uma pessoa menos stressada em relação as refeições fora do plano, descompliquei completamente a alimentação, o que antes para mim era impensável agora tornou-se normal. Se inspiro alguém não sei, fico contente se o fizer, mas o mais importante para mim e inspirar-me a mim mesma, a ser cada dia melhor e ter mais orgulho em mim.

Chamo-me Alexandra e tenho 30 anos, sou cozinheira o que por vezes torna as coisas um pouco difíceis, estando rodeada de comida e ser quase obrigada a provar tudo o que faço. Adoro viajar e conhecer novas culturas. Também faz parte dos meus hobbies ler, muito, adorava ter uma biblioteca gigante.

Alexandra, não consigo acrescentar muito! Tens sido uma pessoa tão descomplicada e serena, tão cumpridora e consistente que os resultados falam por si! A mudança veio de dentro, a pressão é apenas q.b. para te colocar a mover, e o resto constrói-se na base da perseverança.

Será que a ordem de exercícios do teu treino afeta os resultados?

INTRODUÇÃO

Será que já te deparaste com a dúvida: qual a ordem dos exercícios a seguir?

Será que faz sentido alterar a ordem dos exercícios de treino para treino? Deverei deixar o agachamento para o início ou final do treino? Estas são questões muito comuns e pertinentes, que irei responder hoje.

ESTRUTURA DO TREINO

Para conseguir responder a estas questões é pertinente perceberes o racional de como se deve estruturar um treino. Um dado técnico e suportado pela evidência científica é que vais conseguir realizar mais volume (peso x carga x séries) no início da sessão de treino quando estás “fresquinho”.

Por isso faz todo o sentido começares com os exercícios que consegues mobilizar mais carga, os que são mais fatigantes e exigentes a nível técnico.

Os exercícios que encaixam melhor nestes critérios são os movimentos compostos, que são aqueles em que recrutas múltiplos músculos para a sua execução, tal como o Agachamento ou o Peso-Morto. Deixando os exercícios isolados, como um Curl C/ halteres ou uma máquina de adutores para o final do treino.

E NÂO DEVES CONFUNDIR OS MÚSCULOS?

“muda a ordem dos exercícios e vais promover mais hipertrofia, porque confundir os músculos é o que se quer!”

Não sei quem foi o iluminado mas está mais confuso que os músculos dele ?

Vou começar por dizer que os músculos simplesmente não se confundem! Os teu organismo adapta-se e se não promoveres algum tipo de sobrecarga, gerando assim mais stress não lhes estás a dar motivos para “crescer” e criar músculos maiores. Alterar a ordem dos exercícios apenas vai dificultar a monitorização do progresso de treino, porque estás a modificar o contexto e deixas de perceber se estás a progredir ou não. Imagina isto:

Começas a fazer uma receita de um bolo e fica tao boa que queres repetir.

No próximo dia pões os ingredientes todos ao calhas e numa ordem aleatória… Será que podes esperar o mesmo resultado? Ou comparar com a receita que fizeste anteriormente?

ENTÃO NUNCA DEVO ALTERAR A ORDEM?

Nunca é uma palavra muito forte… É quase tão forte como sempre! (a veia poética do Coach João está a dar cabo de mim)

Podem haver momentos em que podes alterar a ordem dos exercícios ou até iniciares com um exercício isolado.

Um cenário muito comum é estares a treinar na hora de ponta e o Leg Press que vais fazer está mega ocupado, já com 3 pessoas a alternar consecutivamente.

Se tens horários a cumprir, faz sentido perderes 8-10min à espera que fique livre? Talvez não.

Neste caso simplesmente passas para o exercício seguinte do teu treino e depois voltas ao Leg Press. No entanto é pertinente respeitar o princípio que falamos mais acima, ou seja optar por ir primeiro para um exercício composto. Se te está a faltar fazer o Supino e o Leg Extension, o ideal é seguir para o Supino. Neste cenário, em que até são músculos diferentes, não vai ser problemático. Principalmente quando é uma situação excepcional.

Relativamente a iniciar com um exercício Isolado, se fores um atleta mais avançado e tiveres um “ponto fraco”, pode ser interessante utilizar essa estratégia. Desta forma consegues acumular mais volume de treino no músculo que pretendes, com o objetivo de promover uma maior hipertrofia. Além disso vais conseguir uma técnica mais adequada enquanto estás mentalmente fresco.

É importante garantir que esta abordagem não vai fadigar demasiado um músculo, ao ponto de afetar significativamente a performance nos exercícios compostos no resto do treino.

CONCLUSÂO

A ordem interessa, e faz diferença na forma como segues o teu treino. Por isso se não se trata de uma situação esporádica e pontual, tenta que todos os treinos sejam seguidos na mesma ordem com os mesmos exercícios na sessão de treino para que possas comparar e avaliar se estás a progredir ao longo das semanas.

Mas mais importante é #descomplica sempre que seja preciso.

BIBLIOGRAFIA

  • Simao, R., et al., Exercise order in resistance training. Sports Med, 2012. 42(3): p. 251-65.
  • Simão, R., et al., Influence of exercise order on repetition performance during low-intensity resistance exercise. Research in Sports Medicine, 2012. 20(3-4): p. 263-273.
  • Helms, E.R., et al., Recommendations for natural bodybuilding contest preparation: resistance and cardiovascular training. Journal of Sports Medicine and Physical Fitness, 2014.

Quando um Vegan decide embarcar connosco é a 100% – Nuno Filipe

O fator mais curioso e interessante que me levou até à Sik Nutrition foram as as 4ªs feiras científicas ? Quando conheci a Tânia Lima, nos poucos momentos que tínhamos para trocar dois dedos de conversa após as aulas, ela ia-me apresentando e falando da equipa da SIK, e um dia após pesquisar um pouco, dei com um dos posts das 4ªs feiras científicas. A actualidade e simplicidade do artigo fez-me pensar que se “um dia me meter numa coisa destas, é aqui”.

E no dia que avancei não tive qualquer receio. Apenas o de vos deixar ficar mal ?. Nunca considerei que o veganismo me dificultasse a vida – apenas nos jantares de natal da empresa onde me serviam salada de alface, tomate e cebola. Típico ?

Desde que tenho memória, sempre vivi com atividade física e em variados momentos da minha vida pratiquei desporto de forma mais séria, sendo que a minha alimentação vegana nunca foi um problema.

Tenho um longo background de exercício físico e quando era – bem – mais novo e praticava e competia no BJJ recordo-me de ver imensa gente no ginásio que os meus mestres me “obrigavam” a frequentar, cuja alimentação consistia em laranjas, ovos, peixe cozido e batata doce. a todas as refeições. Com uns batidos pelo meio e 12 comprimidos de seguida. Era a única realidade que tinha no início dos anos 2000, e talvez um pouco responsável pelo meu “dislike” por ginásios desde então.

O meu ídolo nesta jornada é sem dúvida a Tânia Lima! Conheci a Tânia quando ela me contactou para começar as aulas de Ashtanga Yoga. Daí a falarmos com regularidade das transversalidades das nossas práticas, de como um podia beneficiar a outra e vice-versa, de ela me explicar o que são macros (heheh), de me mostrar o facebook da SIK, de irmos juntos em família a concertos de beneficência, foi um ápice. São poucas as pessoas hoje em dia que nos conseguem demonstrar e explicar algo com completa humildade, que nos ensinam sem esperar algo em troca, que não nos vendem a sua versão das coisas ou vangloriam-se dos seus feitos, e a Tânia foi – e ainda é – para mim uma dessas pessoas.

Atualmente diga-se que ainda estou na fase de absorção. É todo um mundo novo ao qual, devagarinho, me começo a adaptar. Mantenho-me sempre curioso e entusiasmado, que acho que são dois aspetos importantes para este e qualquer protocolo funcionarem!

Não participo muito no Grupo (do facebook) da Team Sik Nutrition, mas vou lendo e acompanhando todos os meus companheiros e companheiras de macros e treino, silenciosamente orgulhoso e a torcer por cada um deles.

Quanto aos Coaches e equipa técnica, são péssimos, é uma desgraça. 😛 ahahah.

Ainda só contactei com o João, já sei quem são os restantes, pelo que aguardo pela oportunidade de os conhecer pessoalmente um dia! 10/10 se isto fosse um review oficial!!

Acho que algo muito importante é que todas as minhas opções alimentares foram respeitadas desde o 1º contacto. Nunca senti sequer que seria um problema ou que era “mais difícil” ou “mais complicado”, não estaria nele de fosse de outra forma!

Ao longo das últimas semanas tem sido um acumular de peças que me têm permitido progredir (sendo que aqui a medição do termo “progresso” é muito subjetiva aos olhos do espetador).

Numa semana é entender um movimento nume exercício do treino, noutra é aprender a usar uma App (hello Myfitnesspal), noutra será certamente algo novo, para acrescentar a este progresso.

Em todos os aspetos da minha vida, pequenos incrementos mantidos durante um período longo de tempo têm sido o pilar de todas as mudanças conscientes e positivas que alguma vez fiz!

E assim orgulho-me de seguir um protocolo extremamente equilibrado e bem desenhado, e no topo da pirâmide, acima de qualquer resultado estético ou de performance, o meu protocolo tem a palavra “saúde”. Quanto à saciedade, bem, sendo Vegan acabo a comer uma panela de legumes e leguminosas para encaixar nas macros, não deixam grande espaço para ter fome ?

Uma das minhas maiores lições de vida é aceitar sempre com consciência de que estamos apenas a viver uma experiência neste corpo, que ele é um aluguer de longa duração que não nos pertence na realidade… Por isso tomemos bem conta dele, para que ele possa tomar bem conta de nós enquanto partilharmos esta coisa de estarmos vivos. Sem comparações e sem julgamentos, certamente nunca ouvimos ninguém a dizer que “o meu carro alugado é melhor que o teu”, por isso damos o nosso melhor para nós, que é tão diferente de pessoa para pessoa! É assim que me vejo hoje! Pergunta-me amanhã novamente para confirmar heheh

Eu chamo-me Nuno, tenho 35 anos e sou pai de uma linda menina de 4 anos e casado com a mulher mais linda da minha vida. Moramos pacatamente em Carcavelos, onde desenvolvo os meus dois projectos – Ashtanga Yoga Carcavelos e o Centro de Osteopatia & Yoga. Quando consigo, gosto de estar dentro de água em cima de pranchas, ou na garagem a montar e desmontar coisas com rodas, ou em casa a ler e a estudar sobre tempos e culturas idas. Nada disto seria possível sem o meu meu aliado, café sem açucar!

Obrigado pela oportunidade de celebrar convosco este dia ?

O Nuno tem tido uma jornada e tanto! Ajustar as suas calorias e macronutrientes para o seu enorme dispêndio calórico diário, tem sido umd esafio muito interessante mas felizmente está a correr muito bem e a recomposição corporal tem sido fantástica.

Eric Schmidt afirma que Apple Music é ultrapassado e elitista

O novo serviço de música da Apple parece estar a causar algum mau estar no meio da indústria. A prova disso são as declarações de algumas figuras influentes.

Eric Schmidt, o chairman da Alphabet, empresa mãe da Google, arrasou este serviço da Apple, dizendo que está 10 anos atrasado e que é elitista.

As afirmações de Eric Schmidt foram proferidas numa entrevista recente que deu à BBC News e onde o tema era a inteligência artificial.

O ex-CEO da Google e actual chairman da Alphabet procurou mostrar que o Apple Music está alguns anos fora de contexto e que a opção pela criação de listas feita por em humanos é a prova desse atraso.

Actualmente, e com os avanços já feitos na investigação de inteligência artificial, área em que Schmidt sabe que a Google está à frente, a escolha mais acertada seria a integração desta nos processos de criação de rádios e de listas de reprodução.

A decade ago, to launch a digital music service, you probably would have enlisted a handful of elite tastemakers to pick the hottest new music.

Today, you’re much better off building a smart system that can learn from the real world – what actual listeners are most likely to like next – and help you predict who and where the next Adele might be …

A escolha acertada, segundo Schmidt, deveria ter sido a automatização desses processos, com base na inteligência artificial, com alguma mistura de opções feitas por pessoas.

A somar a este maior grau de liberdade, que os algoritmos de IA dão, existe também uma maior democratização do resultado destes processos, a ao dar a liberdade de todos terem acesso a novas ofertas.

You can’t do everything humanly curated, and you can’t do everything with algorithms. We have what we believe is the best of both.

As a bonus, it’s a much less elitist taste-making process — much more democratic — allowing everyone to discover the next big star through our own collective tastes and not through the individual preferences of a select few

O resultado final seria um serviço menos elitista e em que todos podem descobrir novos artistas, não se confinando às escolhas de alguns.

É irónica a argumentação usada por Eric Schmidt quando recentemente a Google apresentou um novo canal de rádio no Google Music, em que usaram como factor de destaque o facto de não se basear em mecanismos automáticos, optando por usar escolhas manuais e realizadas por especialistas.

Our team of music experts, including the folks who created Songza, crafts each station song by song so you don’t have to. If you’re looking for something specific, you can browse our curated stations by genre, mood, decade or activity, or you can search for your favorite artist, album or song to instantly create a station of similar music.

Há ainda o facto de muitos destes algoritmos terem ainda um elevado grau de falha, como aconteceu recentemente, com a identificação feita pelo Google Photos.

A verdade é que a Apple, e muitos outros serviços de música, optam por dar aos utilizadores experiências personalizadas e não assentes em automatismos. Esta opção é muitas vezes a razão para a escolha destes serviços em detrimento de outros mais “automáticos”.

Este artigo tem mais de um ano e por isso a informação poderá estar desatualizada

É mais um exercício de pressão alta de um dos críticos sobre a direcção do PSD a poucos dias das eleições autárquicas. Nuno Morais Sarmento quer que Passos Coelho seja “julgado” pela comparação destas autárquicas com os resultados das legislativas de 2011.

“Muitos dentro do PSD dizem que o resultado [das últimas autárquicas] já foi mau e pior não vai ser. Não. Não são os resultados de 2013 que me interessam. Pedro Passos Coelho tem que prestar contas da casa que recebeu e da casa que entrega”, afirma o antigo ministro social-democrata no programa “Falar Claro” da Renascença.

O advogado que recentemente encabeçou uma lista à Assembleia Distrital de Lisboa do PSD ataca o discurso de Passos Coelho e admite que as autárquicas podem alterar um quadro político em que o PSD está amarrado a uma “camisa de forças que a história colocou à volta do partido”.

“A primeira, a segunda e a terceira prioridades eram só manter uma linha económica e orçamental tão rigidamente igual à que vinha de trás que se dela nos afastarmos caímos no abismo e como nos afastámos vamos cair no abismo. Na minha opinião, o PSD é um partido de futuro e não de passado. Na história de Portugal, o PSD nunca foi um partido do “não”, o PSD é um partido do “sim”, de fazer, de acreditar, de sonhar, de lutar “, contrapõe o comentador social-democrata.

Sobre as consequências de um eventual desaire eleitoral do seu partido no próximo domingo, Sarmento prefere insistir numa reflexão que vai desembocar no próximo Congresso do PSD.

“No dia a seguir às eleições começa um processo natural de reflexão sobre os resultados. Considerando que o PSD tem um congresso, é evidente que a reflexão que se inicia no dia a seguir às eleições vai ter um espaço principal que é esse congresso para as conclusões dessas reflexão, que dependem completamente do resultado”, argumenta o comentador social-democrata que rejeita o aparecimento nos próximos dias de uma candidatura alternativa à liderança do partido.

“Normalmente o PS abate os líderes na noite das eleições ou tendem a fazê-lo. No PSD isso não vai acontecer. Luis Marques Mendes fez isso? Tende a copiar alguns maus exemplos do PS nesse aspecto e Pedro Passos Coelho fez parecido. Esse é um PSD em que não me revejo. Gostava que Pedro Passos Coelho pudesse rever aquilo que disse na noite das eleições [de 2009] a Manuela Ferreira Leite para perceber o que hoje lhe pode ser dito”, insiste Morais Sarmento.

O comentador social-democrata considera que, ao contrário de outras eleições autárquicas, o dia 1 de Outubro trará “uma reforçada intenção nacional no voto dos portugueses”.

“Os portugueses vão pela primeira vez poder dizer se acham que esta solução de Governo foi legitima ou ilegítima, resultou ou não resultou. É um “referendo” à existência do Governo quando normalmente é ao desempenho do Governo, porque a existência já não se colocaria nesta altura. Só que pela primeira vez temos um Governo sobre o qual os portugueses não puderam ainda exercer a sua opinião. Vão expressá-la agora”, analisa o antigo ministro de Durão Barroso.

Numa antecipação aos resultados de domingo, Nuno Morais Sarmento aguarda boas noticias para António Costa no balanço que os eleitores vão fazer da existência desta fórmula governativa.

“O balanço dita positivo. Volvido um ano e meio, quanto à existência do Governo e da coligação - não é o seu desempenho - o Governo vai passar o teste. Os portugueses assustaram-se nos primeiros seis meses mas o Governo vai sair destas eleições com condições de suporte eleitoral diferentes daquelas que tinha até aqui”, remata o antigo governante do PSD.

  • Facebook
  • Twitter
  • Email
  • Whatsapp
  • Mais

Tens 27 anos e foi o sexto campeonato que ganhaste. Parece fácil…
Aaaahm, bem… Fácil, não. Acho que foi fruto de muito trabalho, de muitas horas dedicadas ao que mais gosto de fazer. Felizmente tenho oportunidade de o fazer de forma profissional. Estou muito contente por ter alcançado mais um título, o primeiro fora de Portugal. Deixa-me muito contente. Todo o esforço, sacrifício, ao longo destes anos, fora foi recompensado.

O Futre é um rei no Atlético Madrid e não ganhou nenhum. Chegas e, no primeiro ano, ganhas logo um campeonato. Queres aproveitar para lhe deixar uma palavrinha?
Ele é muito acarinhado aqui e toda a gente gosta dele. Como disseste, é o rei. Dá-me muito orgulho conseguir, enquanto portuguesa, representar um clube em que um português é uma lenda. Ganhar o título é muito especial.

Que ligas deram mais trabalho, as do 1.º Dezembro ou este?
São coisas totalmente diferentes. Como é óbvio, os tempos não se podem comparar. Na altura, a competitividade em Portugal não era como este a nível internacional. É a realidade. Sobretudo há uns anos, em que pude partilhar balneário com grandes jogadoras, o 1.º Dezembro era a equipa que se destacava mais. São comparações difíceis, mas claro que nem tudo foi fácil. Também tivemos de trabalhar muito para conquistar o que conquistámos. Passados todos estes anos, acaba por ter um sabor especial por ser a primeira vez fora do meu país. Ambicionava muito um título a nível internacional.

Ganharam 28 jogos em 30. As duas derrotas aconteceram contra o Barcelona, que acabou em segundo. Elas são melhores do que vocês?
Não. Se tivessem sido melhores, tinham sido campeãs. Eu acho que a nossa equipa está de parabéns, porque, acima de tudo, a nossa preocupação foi jogo a jogo. Chegámos ao final e conseguimos bater uma série de recordes, ao nível de pontos e golos marcados. O Barcelona é uma grande equipa, é o adversário direto do Atlético, mas a chave do nosso sucesso foi encarar cada jogo como se fosse uma final e tentar ganhar sempre os três pontos. E, felizmente, fomos felizes. Quando jogámos com o Barcelona, não aconteceu, mas eliminámos o Barcelona das meias-finais da Copa. São momentos. É de realçar a continuidade na liga.

Essa coisa do jogo a jogo é muito típica do Atlético Madrid, não é? Pelo menos desde que entrou Diego Simeone… Sentes que é como dizem, um clube diferente de um Real Madrid, dos trabalhadores?
É a mensagem que nos é transmitida. É um clube que valoriza imenso o trabalho, o esforço e a dedicação. Isso é que acabou por ser fundamental para nós, porque cada uma de nós esteve sempre ciente do que teríamos de lutar e trabalhar, sempre jogo a jogo, nunca pensando à frente, no que poderia vir. Em cada semana, pensar e trabalhar o jogo consoante o adversário que tínhamos, com a maior humildade. Acima de tudo, a humildade é uma característica chave, que acaba por nos levar ao sucesso. Sim, é o Atlético Madrid, já era bicampeão, mas manter humildade e pensar jogo a jogo foi muito importante.

Houve algum jogo que te deu um grande prazer?
Sem dúvida, o mais especial desta época foi, claro, a primeira vez que joguei oficialmente com a camisola do Atlético. Foi um momento marcante, contra o Manchester City, na Liga dos Campeões, em nossa casa, a 3 de setembro (risos). Esse foi, sem dúvida, especial. Jogar a Liga dos Campeões era uma ambição que eu tinha. E outro, que nunca mais me vou esquecer, foi contra o Barcelona, em nossa casa, no Wanda, quando estiveram as quase 61 mil pessoas a assistir. Deu-me bastante gozo jogar, independentemente de ter entrado na segunda parte e termos perdido o jogo. O momento que tive lá dentro desfrutei ao máximo, deu-me imenso prazer aquele ambiente.

Usas o 14 na seleção e no Atlético. É algum encanto por Cruijff ou mero acaso?
Ah, não. É um número que, por acaso, sempre tive a sorte de conseguir. Lembro-me de jogar com os miúdos no Real de Massamá, comecei com esse número. E, desde aí, criei uma afeição pelo 14. Em cada clube em que estou, ou na seleção, sempre tive a sorte de não estar ocupado. A primeira vez que fui à seleção consegui ficar logo com ele. Na Alemanha, nos dois clubes também fui, no 1.º Dezembro também, no Braga também. Agora, no Atlético, tive a sorte de a jogadora que tinha o 14 ir embora… Foi mero acaso. É um número que gosto muito.

Ainda arrumas o saco sempre da mesma maneira como superstição, como disseste numa entrevista à Tribuna Expresso em 2017?
Depende, porque o saco já não é o mesmo (risos). Tento sempre ter as coisas organizadas como gosto, sempre foi uma superstição. Nunca vou perder essa parte, sou um pouco supersticiosa.

Ganhaste algum ritual em Madrid?
Não, tento ter os mesmos que venho tendo. Acho que já falei nisto, tenho um…

Crucifixo da avó.
Exatamente. Esse está sempre comigo, é como se fosse uma proteção. Sei que ela está a proteger-me, por isso tenho o cuidado de o ter na mala sempre.

Há pouco falaste da eliminatória com o Manchester City. Deixa-me falar do que não correu assim tão bem na Liga dos Campeões, com o Wolfsburgo da Cláudia Neto: perderam 4-0 e 6-0. O que aconteceu?
Acabou por ser uma desilusão. Sabíamos que à partida eram jogos complicados. Talvez a abordagem ao jogo não tenha sido a melhor e, claro, jogando com equipas com grande potencial, e sobretudo físico, faz a diferença. Independentemente disso, a minha equipa tem muita qualidade e poderia ter feito muito melhor, ou, pelo menos, não perder da forma como perdeu. Acho que, ao nível da qualidade de jogo, a nossa equipa não é inferior. São pormenores e detalhes. Estas equipas têm mais experiência, maior preparação e poderio físico, e, claro, enorme qualidade. Neste tipo de competição não perdoam, mas não podemos esquecer que também eliminámos o Manchester City, que tem uma grande equipa. Da próxima vez, vamos tentar melhorar o rendimento nesse tipo de jogo.

Nos estágios da seleção, a Cláudia Neto deixava-te esquecer isso ou brincava contigo?
Não, temos muito respeito pelo trabalho uma da outra. Ela sempre disse que a nossa equipa tinha bastante potencial e que nunca pensou que os resultados fossem ocorrer daquela forma. Tinham bastante respeito pela nossa equipa e pelo que andávamos a fazer. Desejei-lhe sorte e reconheci, claro, que contra elas, pela qualidade que têm, paga-se caro neste tipo de competições. Respeitamos muito o trabalho uma da outra.

Achas que o futebol feminino é uma revolução em marcha imparável?
Eu espero que sim. Tem-se vindo a mostrar cada vez mais interesse pela mulher no futebol, pelo futebol feminino. Tem aparecido, cada vez mais, gente a querer falar de nós e a querer investir em nós, para dar melhores condições de trabalho. É muito bom, é sinal que valorizam o que fazemos dentro de campo. Oxalá isso continue. O que mais desejo é que aconteça em todos os países, que o futebol feminino cresça de uma forma geral. Não tenho dúvidas nenhumas que o Mundial vai ser um momento chave, vai fazer com que o mundo do futebol feminino seja mais visto. Só tenho pena de não poder jogá-lo, mas, pronto, faz parte.

O que é que não te ensinaram na formação que fez falta?
É mais pelas condições que a formação agora tem. O facto de poderem passar pelos diferentes escalões e terem as condições que têm é muito importante, para poderem desfrutar e trabalhar ao máximo desde muito novas. Foi o que me faltou. Antigamente, via-se muitas jogadores de 15 anos já nas seniores. E haver as camadas jovens nas seleções é algo muito importante. É mais pelas condições. É o que vai dar mais valor e fazer com que a jogadora vá mais preparada quando chegar a sénior.

Segues as lutas pela profissionalização do futebol feminino, como aconteceu há pouco tempo na Argentina?
Sim, vou estando atenta a algumas dessas situações. É importante que lutemos pelos nossos direitos, há que saber é o momento e a forma como se faz. Às vezes, ao querer tudo, podemos perder tudo. Devem ser coisas bem pensadas. Mas admiro muito quem luta connosco, para proporcionar melhores condições para a mulher no futebol. Ao fim e ao cabo, acabamos por fazer o mesmo que os homens fazem e nós, muitas vezes, nem um terço do que eles têm direito temos, e nem falo de remuneração, porque é incomparável… É uma realidade, infelizmente. Para mim, chega a ser um absurdo o que eles ganham para aquilo que eles fazem. Eu digo isto porque revolta. Em comparação com o que fazemos, é uma vergonha. Mas é assim. Passo a passo, as coisas têm vindo a melhorar. Oxalá que haja mais reconhecimento, é o mais importante.

Porque é que a maioria dos treinadores no futebol feminino é homem?
Boa pergunta. Não sei. Eu já tive mulheres e homens.

No vosso campeonato, julgo que só há três treinadoras…
Não sei. Tem a ver com as escolhas dos clubes, dos momentos. É por aí. Se calhar há clubes que preferem que sejam homens a treinar mulheres por não gostarem de conflitos entre mulheres. Não sei. Parte dos clubes.

Chegaste a tirar o nível 2 dos cursos de treinador?
Não, nem sequer sei se vou querer ser treinadora algum dia.

Ia perguntar que tipo de treinadora serias…
Como principal, não acredito. Se for adjunta, talvez. Como principal, no futebol feminino, acho que não tenho… não tenho… paciência (risos).

Explica lá isso. Não terias paciência para liderar?
Não é pelo liderar. Ser treinadora ou capitã é completamente diferente. Agora, acho que há coisas que vão um pouco contra a minha personalidade. Às vezes, nós, mulheres, somos mesquinhas e picuinhas, acho que é mais por aí. Acho que não tenho perfil para aturar mulheres depois de jogar futebol (risos).

Na tal entrevista à Tribuna Expresso, falaste no lado mental, na vantagem de teres alguém para te acompanhar. Como é ser futebolista profissional?
Não é fácil, não é fácil. A parte mental é, sem dúvida, a chave para o teu rendimento e sucesso, embora muita gente possa até ter vergonha para falar. A parte mental é o principal. Se não estás bem a nível psicológico, o teu rendimento pode ser influenciado. Quando és profissional, longe de casa, do teu conforto, acho que é uma vantagem. Gosto de fazer esse trabalho. Depende muito da jogadora, para umas pode ser mais fácil trabalhar sem ajuda. É importante, aliás muitos clubes já o fazem. Nós temos aqui. De vez em quando, é importante perceber como está a nossa cabeça.

Porque é que jogas futebol?
É a minha paixão desde que me lembro de existir. Lembro-me sempre de andar com uma bola, foi também o meu refúgio, onde pude sempre libertar outras coisas. Acabou por ser fundamental no meu crescimento e a nível pessoal. Como pessoa, foi determinante. Sem futebol, teria sido mais complicado. Por isso, é a minha paixão, refúgio, é a minha vida. Hoje em dia, poder fazer aquilo que mais gosto a nível profissional é um grande sonho, não é?, e dá-me bastante prazer diariamente. Trabalhar a fazer aquilo que mais gosto… É de valorizar e todos os dias agradeço muito por ter esta oportunidade.

Falavas há pouco que ajudou a formar-te como pessoa. O que ensina o futebol?
A mim transmitiu-me sempre muitos valores. O estar com outras pessoas, trabalhar em equipa, o poder partilhar as minhas alegrias e tristezas com outras pessoas. Conhecer diferentes culturas, aprender novas línguas, novas maneiras de pensar, tive essa sorte no estrangeiro. Tudo junto, com o acumular dos anos, dá-te experiência, valores, aprendizagens. Em todos os sítios em que estive, tentei retirar o melhor de cada pessoa com quem me cruzei. Sem dúvida, tornou-me mais forte.

Já jogaste a lateral, extremo… é a médio que desfrutas mais do jogo?
(Risos) É diferente, são posições diferentes. A minha posição natural é médio, é onde me sinto mais confortável. Mas, independentemente disso, eu gosto de jogar, seja a defesa direito, à frente, atrás, para mim o que importa é jogar. Em todas as posições que vou passando tento desfrutar ao máximo e dar o melhor. Tenho boa capacidade para me adaptar.

Que tipo de médio és?
Gosto de recuperar [bolas] e fazer jogar. Gosto de defender e atacar. Gosto de correr (risos). Gosto de ocupar da melhor forma possível o meio. Aqui, jogando a 8, dá-me mais liberdade para atacar.

Qual era a maior coisa que podias alcançar no futebol? Um sonho de menina…
O meu maior sonho é voltar a representar Portugal numa fase final, seja num Europeu ou Mundial. Os dois seria perfeito (risos). Foi um momento muito marcante na minha carreira [jogar um Europeu]. E tentar ganhar os títulos em que a minha equipa está inserida.

E a primeira lembrança de futebol?
Com o meu pai, ia com ele ao futebol. Acompanhava muito os homens. O que me marcou muito foi o Euro-2004, em Portugal. Lembro-me que vibrei imenso com aquilo, fui com o meu pai e família festejar, a buzinar no carro. Íamos lá dar uma volta nas ruas. Adorei, adorei.

Tinhas algum jogador preferido?
Eu gostava muito do Deco, Figo, Cristiano… Depois, joguei com jogadoras que, na altura, também foram referências para mim.

Por exemplo?
A Carla Cristina, guarda-redes que chegou a ser capitã da seleção, a Sónia Matias, a Edite [Fernandes], Carla Couto, Sílvia Brunheira. Consegui aprender muito com elas, tenho muitas recordações.

Este sábado jogam a final da Copa da Rainha contra a Real Sociedad. Vem aí dobradinha?
(Risos) Oxalá que sim! É um jogo especial, é uma final. O nosso objetivo é fazer a dobradinha, temos trabalhado para isso. Vamos tentar fazer o que temos feito até agora: trabalhar muito para ganhar. Seria espetacular.

E também festejam na Fonte de Neptuno?
No ano passado acho que sim. Calhou muito bem, porque elas foram campeãs e os homens ganharam a Liga Europa, então sei que festejaram lá. Este ano não sei. Gostava de viver essa experiência, festejar junto dos nossos adeptos seria bonito para recordar.

  • Facebook
  • Twitter
  • Email
  • Whatsapp
  • Mais

Perguntas e Respostas

+
✅ Veio naturalmente.
+
✅ Talvez não.


Publicar comentário
Procurar


Para você
Artigos sobre o tema Apostas online
03-05-2021
Saque e Voleio
Saque e Voleio

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo...

01-05-2021
TIGER77, Agen SBOBET Terpercaya & Bandar Judi Bola Mix Parlay
TIGER77, Agen SBOBET Terpercaya & Bandar Judi Bola Mix Parlay

Kami TIGER77 Selalu Hadir 24 Jam Untuk Memberikan Layanan Judi Bola Online Terpercaya Indonesia...

18-04-2021
Há um “novo” Euromilhões – tudo o que muda
Há um “novo” Euromilhões – tudo o que muda

O Euromilhões tem novas regras e uma imagem renovada...