Jogas santa casa
O ServiГ§o Nacional de SaГєde no Reino Unido nГЈo tem qualquer dГєvida, as caixas de loot estГЈo a preparar as crianГ§as para se viciarem nos jogos de sorte.
Claire Murdoch, directora do SNS no Reino Unido, assinou uma declaraГ§ГЈo na qual refere que Г© preciso tomar medidas contra as caixas de loot e que as editoras dos videojogos deviam acabar com elas.
O SNS abriu um novo centro de entretenimento para responder Г s crescentes preocupaГ§Гµes sobre os vГcios relacionados com os videojogos e ainda novas 14 clГnicas para pessoas viciadas no jogo, procurando apoiar as pessoas mentalmente afectadas pelo vГcio.
Em 2019, as caixas de loot e os potenciais riscos para deixar os jogadores viciados foi um tema que chegou aos meios generalistas e representantes de companhias como a Epic Games ou Electronic Arts tiveram de responder perante o governo em Inglaterra.
Jogos como FIFA e Fortnite estГЈo entre os mais populares e o governo naquele paГs decidiu investigar como podem estar a afectar a mente das crianГ§as, especialmente no risco de gastarem dinheiro sem consentimento dos pais ou passar demasiado tempo a jogar.
Foi nesta audiГЄncia que a representante da EA disse que as caixas de loot sГЈo mecГўnicas surpresa.
"Com toda a franqueza, nenhuma companhia deveria deixar crianГ§as susceptГveis a adquirir um vГcio ao ensinГЎ-las a apostar no conteГєdo destas caixas de loot," diz Murdoch. "Nenhuma empresa deveria vender jogos com caixas de loot Г s crianГ§as com este tipo de probabilidades, por isso sim, essas vendas precisam terminar."
No Reino Unido, especialmente as polГ©micas que surgiram no final de 2018 e ao longo de 2019, as caixas de loot deram que falar nas principais televisГµes e jornais, o que motivou o governo a conversar sobre o assunto.
Diversas entidades pedem agora um controlo mais rГgido sobre estes jogos que incluem caixas de loot ou mecГўnicas surpresas, que podem deixar as crianГ§as viciadas, sempre com vontade de abrir mais uma caixa atГ© conseguirem o item que querem.
Num relatГіrio chamado Gaming the System, um jogador de FIFA com 16 anos de idade disse que as caixas de loot sГЈo mesmo como jogos de sorte: "podes perder todo o teu dinheiro e nГЈo conseguir alguГ©m bom, ou ter alguГ©m mesmo muito bom."
Um relatГіrio da Royal Society of Public Health revela que metade dos jovens acreditam que jogar um videojogo pode levar a vГcios com jogos de sorte e que essa ligaГ§ГЈo Г© negativa.
Murdoch quer banir o jogos com caixas de loot que encorajam as crianГ§as a apostar o seu dinheiro na sorte e espera que as companhias introduzam limites para impedir que sejam cometido exageros.
O SNS do Reino Unido diz que a comissГЈo responsГЎvel pelo regulamento dos jogos de sorte nГЈo regulam as caixas de loot pois as companhias dizem que nГЈo pode ser classificado como tal.
ApГіs a apresentaГ§ГЈo da declaraГ§ГЈo do SNS no Reino Unido, outras entidades BritГўnicas juntaram a sua voz e dizem que os videojogos escondem o perigo de deixar as crianГ§as viciadas nos jogos de sorte.
Estas entidades acreditam que as caixas de loot sГЈo mesmo jogos de sorte e devem ser tratados como tal, com todo o regulamento a que isso obriga e sem margem para as companhias continuarem a escapar nas entre linhas.
Recentemente, entidades BritГўnicas aliaram-se a figuras famosas, como o futebolista Rio Ferdinand, para sensibilizar filhos e especialmente os pais, que devem usar controlos parentais nos seus dispositivos para impedir que as crianГ§as gastem dinheiro.
Um dos pontos atravГ©s dos quais as companhias estГЈo a tentar lutar esta percepГ§ГЈo Г© ao revelar as probabilidades de obter cada item, mas para estas entidades isso nГЈo Г© suficiente.
Dizer a uma crianГ§a que pode gastar dinheiro numa caixa com a esperanГ§a de eventualmente obter o item que deseja estГЎ a posicionГЎ-la para se tornar viciada em jogos de sorte.
Jornal Negócios

"Fizemos alguns progressos, conseguimos convencê-lo a reduzir as horas de Fortnite e a dormir melhor, mas ele retomou os velhos hábitos", disse Vitany, que mora perto de Saginaw, Michigan, em entrevista. "Nunca vi um jogo com tanto controlo sobre a mente das crianças".
A angústia de Vitany é sentida por muitos outros pais e professores de todo o mundo que se deparam com um jogo que suga horas do tempo dos jogadores - às vezes em detrimento de outras actividades. Mais de 200 milhões de pessoas estão registadas para jogar Fortnite, que se tornou um negócio de milhares de milhões de dólares para a sua criadora, a Epic Games. Alguns pais desesperados mandaram os filhos para reabilitação.
"Esse jogo é como a heroína", afirmou Lorrine Marer, especialista britânica em comportamento, que trabalha com crianças que enfrentam o vício em videojogos. "Quando a pessoa fica viciada, é difícil libertar-se".
A Epic já divulgou alertas a respeito de esquemas e fraudes relacionados com o Fortnite, mas preferiu não comentar a questão do vício.
O vício dos videojogos não é uma novidade: pais e professores reclamam da distracção dos filhos - que estão sempre com um joystick na mão - desde a época do Atari. Mas a omnipresença do Fortnite criou uma ameaça mais generalizada. E acontece num contexto de preocupações crescentes com o uso excessivo das redes sociais e dos smartphones.
O Fortnite, lançado inicialmente no popular modo "battle royale" em Setembro de 2017, não está a gerar problemas só para as crianças. Um serviço online de divórcios do Reino Unido diz que 200 pedidos apresentados este ano citaram o Fortnite e outros videojogos como motivo para o fim dos casamentos.
O Fortnite é particularmente atractivo porque a versão battle royale é gratuita e está disponível em diversos aparelhos, desde telemóveis a consolas, observa Cam Adair, que deixou a escola aos 15 anos devido ao vício em videojogos, e que agora dá palestras sobre o tema em escolas e para outros grupos.
Os fãs de Fortnite competem em batalhas com 100 pessoas até que reste apenas um - partidas que, depois de iniciadas, são difíceis de abandonar.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o "distúrbio relacionado com videojogos" como uma doença pela primeira vez em Junho, decisão que pode facilitar a tarefa dos pais ao nível dos tratamentos, segundo Paul Weigle, psiquiatra de Mansfield Center, Connecticut.
Weigle, que trata cerca de 20 jogadores compulsivos de Fortnite, recomenda que os pais impeçam crianças com menos de 10 anos de jogar videojogos. E os pais precisam de estabelecer limites. Considerando que os jogos estão cada vez mais sofisticados na sua capacidade de prender os jogadores, para ele, a questão do vício só vai piorar.
"Essa questão será mais problemática do que na actualidade", disse Weigle.
Misericуrdia
A Irmandade da Santa Casa da Misericуrdia de Valongo constitui o fruto da SOLIDARIEDADE de pessoas de vбrias geraзхes.
Centro de Dia e Apoio Domiciliбrio
O centro de dia constitui uma resposta social destinada a pessoas idosas que proporciona, em horбrio diurno, um conjunto diversificado de serviзos e atividades de desenvolvimento pessoal. O serviзo de apoio domiciliбrio consiste na prestaзгo de cuidados e serviзos individualizados e personalizados no domicilio das pessoas quando, por qualquer motivo, nгo possam assegurar a satisfaзгo das suas necessidades bбsicas e/ou atividades da vida diбria.
Creche e Jardim Infвncia

Este equipamento social destina-se а prestaзгo de serviзos em condiзхes adequadas ao desenvolvimento harmonioso e global da crianзa, cooperando com as famнlias em todo o processo educativo.
Mae Dґбgua
O nosso trabalho deve ser visto como uma engrenagem, onde todos temos um papel fundamental no SUPERIOR INTERESSE DAS CRIANЗAS QUE ACOLHEMOS.
Lar NЄ Sr.Є da Conceiзгo
A residкncia para idosos estб instalada em patrimуnio integrante da Misericуrdia de Valongo, na Rua Rainha Santa Isabel nє30, na freguesia de Valongo, concelho de Valongo e estб a funcionar desde Dezembro de 1990. Esta v (. )
Creche
Este equipamento social destina-se а prestaзгo de serviзos em condiзхes adequadas ao desenvolvimento harmonioso e global da crianзa, cooperando com as famнlias em todo o processo educativo e rege-se pela portaria 262/201 (. )
Centro Mгe DґБgua
Centro de Acolhimento "Mгe d’ Бgua" й uma valкncia da Irmandade da Santa Casa da Misericуrdia de Valongo e foi criado em 1999/2000 atravйs de uma conjugaзгo de esforзos entre a Cвmara Municipal de Valongo, Centro Regiona (. )
Em destaque
Creche
Este equipamento social destina-se а prestaзгo de serviзos em condiзхes adequadas ao desenvolvimento harmonioso e global da crianзa, cooperando com as famнlias em todo o processo educativo e rege-se pela portaria 26 (. )
Misericуrdia Valongo
A Irmandade da Santa Casa da Misericуrdia de Valongo constitui o fruto da SOLIDARIEDADE de pessoas de vбrias geraзхes.Foram vinte homens que, no ano de 1906, fundaram a entгo denominada ASSOCIAЗГO BENEFICIENTE DO HO (. )
Saiba como pode ajudar a Misericуrdia de Valongo
Saber Mais
Ъltimas notнcias
Voto Antecipado
No dia 20 de Janeiro os nossos idosos cumpriram o seu direito cнvico e votaram para as Presidenciais 2021.
Vacinaзгo COVID-19
Realizou-se ontem, 20 de Janeiro, a primeira administraзгo da vacina contra a COVID-19.Foram vacinados 49 utentes e 38 funcionбrios.
Testemunhos Misericуrdia de Valongo
Foi aqui que conheci o verdadeiro conceito de instituiзгo, as pessoas que se dedicam de corpo e alma e abraзam cada vez mais a importante missгo de ajudar os outros.
Sinto-me realizada por fazer parte desta grande famнlia.
Й com imenso orgulho que afirmo que o bom trabalho й aquele que nos realiza, quer a nнvel pessoal quer profissional, principalmente quando nos sentimos ъteis para a sociedade em que vivemos. Neste sentido, nesta instituiзгo percebo o motivo pelo qual nгo me arrependo de dedicar vбrias horas do meu dia em prol de ver os outros felizes.
" A verdadeira felicidade estб na prуpria casa, entre as alegrias e o conforto da famнlia".
Exatamente o que esta instituiзгo representa para mim.
Participação em apostas ou jogos de sorte são permitidos?
Apostas e jogos de sorte são uma realidade no meio social, pois a diversão, o lazer e o entretenimento, nas suas várias expressões, fazem parte de uma das dimensões do ser humano. Porém, a pergunta é se essas práticas são convenientes ou não.
Diante do que a Igreja ensina sobre apostas e jogos de sorte ou azar, sendo essa uma questão complexa, um aspecto imprescindível é destacar o abandono e a confiança na Providência de Deus, que rege todas as coisas e deve ter a primazia na vida de todo ser humano. Também é preciso a todos disposição e empenho para o trabalho que “pode ser um meio de santificação” (CIC 2427), que não deve ser descartado frente a possíveis acomodamentos por motivos fúteis.
O que a Igreja ensina
O Catecismo da Igreja Católica, em sua terceira parte, na segunda seção sobre os dez mandamentos, que trata do sétimo mandamento “não roubarás” (Mateus 19,18), traz as direções sobre os jogos de sorte e apostas, ou seja, se são convenientes ou não, e os riscos que tais práticas podem trazer quando excedem e causam dependência nas pessoas.
O Catecismo da Igreja diz:
“Os jogos de azar (jogos de carta etc.) ou apostas em si não são contrários à justiça. Tornam-se moralmente inaceitáveis quando privam a pessoa daquilo que lhe é necessário para suprir suas necessidades e as dos outros. A paixão pelo jogo corre o risco de se transformar em uma dependência grave. Apostar injustamente ou trapacear nos jogos constitui matéria grave, a menos que o dano infligido seja tão pequeno, que aquele que o sofre não possa razoavelmente considerá-lo significativo (CIC 2413)”.
Perante esse ensinamento do Catecismo, verifica-se que os jogos de sorte ou apostas, por eles mesmos, não são um problema para os princípios conceituados justos. Entretanto, essa prática torna-se inadmissível quando inflige valores primordiais da vida e seus direitos inalienáveis, ao priorizar mais as coisas secundárias.
Exemplos de incoerência:
Um pai de família que deixa de comprar o necessário para sua casa se manter com dignidade e gasta seu dinheiro com jogos de sorte e apostas está dando prioridade ao que é secundário. Outra situação é quando uma pessoa, devido a sua exagerada frequência nos jogos e apostas, acaba viciando-se nessas práticas e deixa de fazer as coisas realmente necessárias em sua vida, como cuidar da própria saúde, cumprir com responsabilidades familiares e sociais.
Outro risco é acreditar mais em apostas e jogos de sorte do que no próprio Deus, o que pode interferir tanto na espiritualidade da pessoa quanto no seu equilíbrio na vivência social. Com efeito, o vício provoca a perda da liberdade de filho de Deus e dos princípios básicos do Evangelho.
Assim, é importante ter claro que o ser humano também deve trabalhar para sua sobrevivência, pois, em Gênesis 3,17, ao falar sobre a terra, diz que o homem “tirará dela com trabalhos penosos o teu sustento todos os dias de tua vida”. Ou seja, não se deve confiar o sustento às apostas e jogos.
Postura coerente frente a essa realidade
Diante da participação de apostas e jogos de sorte, conforme a Igreja ensina, é importante que cada um saiba analisar suas próprias limitações e intenções por trás de cada prática, para não se viciar, ou optar sempre por aquilo que pode ser supérfluo. Com isso, se for por simples diversão, sem resquício de vícios e com uma consciência moral reta, não haverá problemas nesse sentido.
Uma forma de não incorrer em riscos relacionados ao excesso de jogos de sorte, cartas e apostas é perceber como e o quanto estamos envolvidos, se temos o domínio sobre nós mesmos para dizer sim e não na hora de começar e na hora de parar.
Assim, o que precisa reger nossa vida é a Providência de Deus, tanto na parte material quanto a promoção de divertimentos que sejam saudáveis para o corpo e a alma. Já que, na vida do cristão, “procura-se ordenar para Deus e para a caridade fraterna os bens deste mundo” (CIC 2401).
O básico e necessário sempre nos será concedido pelo Senhor por meio da Sua Providência junto ao nosso esforço e trabalho, pois Jesus nos garante: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo” (Mateus 6,33).
Padre Márcio Leandro Fernandes
Natural de Sete Lagoas (MG), é missionário da Comunidade Canção Nova. Licenciado em Filosofia pela Faculdade Canção Nova, Cachoeira Paulista (SP), Márcio Leandro é também Bacharelando em Teologia pela Faculdade Dehoniana, em Taubaté (SP). Atua no Santuário do Pai das Misericórdias e nos Confessionários.
Relacionados
Liberdade de culto: somos chamados a viver a liberdade em Cristo
O Santa Maria Futebol Clube irá avançar, este ano, para a modalidade de futsal em todos os escalões cujos atletas tenham nascido entre 2001 e 2010, ou seja, benjamins, infantis, iniciados, juvenis e juniores. Para o intento, serão realizados treinos de captação, que já iniciaram no passado dia 02 e decorrerão até 13 de setembro próximo.
Fonte do clube de Galegos Santa Maria, refere que “visto no nosso concelho de Barcelos não existir, neste momento, nenhum clube com futsal masculino em nenhum dos escalões, e haver muitos jovens que gostam de ter oportunidade de jogar”, o “Santa Maria F.C. tomou a iniciativa de iniciar este ano com os treinos de captação para modalidade de Futsal em todos os escalões de formação”.
Na imagem que se segue, pode consultar os dias e as horas dos referidos treinos.
Avançado do SC Braga, formado no Santa Maria FC, tem estreia de sonho Disputou-se hoje o jogo de preparação oficial
Futebol distrital está de volta com Santa Maria FC em destaque
Este fim de semana, as competições da Associação de Futebol de Braga voltaram ao ativo, com a Pro-Nacional, em novo
Santa Maria FC propõe início dos campeonatos apenas em janeiro
Proposta chega à Associação de Futebol de Braga através de carta aberta O Santa Maria FC lançou uma carta aberta,
Mais de 250 profissionais de saúde disputam o título de campeões nacionais de futsal e da solidariedade
A Casa do Pessoal do Hospital Santa Maria Maior, Barcelos, organiza, no próximo dia 25 de maio, entre as 12h00 e as 18h00, as finais do Torneio Nacional Inter-Hospitalar de Futsal, com os jogos a serem disputados no Pavilhão do Colégio La Salle, em Barcelinhos.
Com o mote #CampeõesDentroEForaDeCampo, a presente edição culminará numa recolha de bens alimentares em prol de uma Instituição de Solidariedade Social que ajuda anualmente 390 mil pessoas em Portugal.
Com calendário compreendido entre os dias 2 de março e 25 de maio, estão presentes nesta competição mais de 250 profissionais das seguintes 15 organizações da área da saúde:
- Hospitais: Santa Maria Maior – Barcelos; Viana do Castelo; Coimbra; Guimarães; Aveiro; Santa Maria da Feira; Ordem do Terço – Porto; Padre Américo – Penafiel;
- Santas Casas da Misericórdia: Fafe; Vila Verde; Felgueiras; Arcos de Valdevez; Riba D’Ave; Vizela;
- Instituto Português de Oncologia – Porto.
As principais finais realizam-se às 16h00, com o jogo entre o Hospital de Viana do Castelo e a Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez, para o apuramento do campeão da taça secundária, e às 18h00, com o jogo entre o Hospital de Barcelos e a Santa Casa da Misericórdia de Riba D’Ave, que decidirá quem são os grandes vencedores da presente edição.
Realizado desde 2013, o Torneio Nacional Inter-Hospitalar de Futsal visa combater o desgaste e exaustão provocados pelo contexto laboral, bem como promover o convívio e a prática de hábitos de vida saudáveis.
Para além destes, a edição de 2019 da competição tem como objetivos a promoção de uma sociedade mais justa e o combate pelas desigualdades. Para isso, será realizada uma mega recolha de bens alimentares, que posteriormente serão entregues a uma instituição que atua na área do combate à fome.
Já está disponível online a aplicação para dispositivos móveis MyHSMM, que tem como objetivo principal a melhoria da acessibilidade dos
Hospital Santa Maria Maior atinge 90% de ocupação para doentes COVID
Devido à crescente pressão nos Hospitais e tendo em conta as estimativas dos especialistas perante o número crescente de casos,
Hospital de Barcelos inicia hoje vacinação à COVID-19
O Hospital Santa Maria Maior, EPE-Barcelos, informa a comunidade que, já iniciou a vacinação à COVID-19, hoje, às 9 h,
Campeões Europeus de Futsal: Tão Grandes como os Maiores da Europa
Jogou-se a 31ª jornada do Campeonato Nacional, onde obtivemos mais uma vitória, a nona consecutiva para o campeonato. Não perdemos há 12 jogos. Sporting Clube de Portugal 2 – 0 Vitória de Guimarães. Vencemos e convencemos.
Entre bolas nos ferros, bolas a rondar os ferros e boas defesas do guarda-redes adversário, foi um jogo em que “perdemos” meia dúzia de golos.
Apesar da irregularidade do primeiro golo (houve falta de Acuña, mesmo tendo o Vitória, nesse lance, recuperado e perdido novamente a bola), vencer este jogo apenas por 2 golos foi demasiado lisonjeiro para tamanha supremacia do nosso Sporting Clube de Portugal. Mais uma boa exibição coletiva. Futebol simples, prático, eficaz, a defender e a atacar bem, com vários jogadores a fazerem uma exibição bem acima da média. Mais 3 pontos de vantagem para o Braga, consolidámos o 3º lugar.
São 9 vitórias seguidas para o campeonato e estamos a terminar da melhor forma a época. Final de época em crescendo, bem diferente do final da época passada, que bem nos podia ter causado danos muito maiores. Felizmente temos no conseguido reerguer e, devagar, ir construindo novamente o nosso caminho. Este Sporting parece-me querer começar a demonstrar o tal ADN de campeão!
A realidade é que os Campeões fazem-se com a conquista de títulos (tal e qual como fizemos no Futsal Europeu) e não, apenas, com a conquista do 3° lugar! Mas depois do terrível final da época passada, o caminho faz-se caminhando. É fundamental haver estabilidade. Nada se consegue com “fogachos” de curto prazo. Parece-me, de todo, que estamos novamente no bom caminho!
28 de abril de 2019: mais um dia, que ficará eternamente na nossa história: Campeões Europeus de Futsal.
Esforço, Dedicação, Devoção e Glória, eis o nosso Sporting Clube de Portugal.
Foi arrepiante ouvir “o mundo sabe que” entoado a plenos pulmões no Arena Almaty! Sporting Clube de Portugal sempre foi, e sempre será, sinónimo de ecletismo! Um Clube eclético, com títulos atrás de títulos. Com um palmarés, onde somos tão Grandes como os Maiores da Europa.
Desporto é Vida! Viva o Desporto com Respeito e Fair-Play!
( A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade do autor)
Avançado esteve para vir no início da temporada Após ter sido rumor em outubro, ainda durante o período de contratações,
Gil Vicente FC traz empate de Moreira de Cónegos
No final, marcador apontou empate a uma bola O Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, foi
Dedicada ao Mister Vítor Oliveira!
Olá a todos os leitores do BnH. Antes de mais, e como já todos sabem, quero dar uma palavrinha sobre
XV Torneio Inter Hospitalar de Futsal decorre entre março e maio
Entre o próximo dia 2 de março e dia 25 de maio, dia da final, decorre mais um Torneio Inter Hospitalar de Futsal, com os jogos a decorrerem no Pavilhão do Colégio La Selle, em Barcelinhos.
A 15ª edição deste torneio, organizado pela Casa do Pessoal do Hospital Santa Maria Maior, de Barcelos, contará com a participação de 15 equipas, sendo elas, para além da da casa, IPO – Porto, ULSAM – Hospital de Viana do Castelo, Santa Casa da Misericórdia – Hospital de Fafe, Centro Hospitalar de Coimbra, Santa Casa da Misericórdia – Hospital de Vila Verde, Hospital de Guimarães, Hospital de Aveiro, Santa Casa da Misericórdia – Hospital de Felgueiras, Hospital de Santa Maria da Feira, Santa Casa da Misericórdia dos Arcos de Valdevez, Santa Casa da Misericórdia de Riba d’Ave, Hospital Padre Américo – Penafiel, Santa Casa da Misericórdia de Vizela e Hospital Ordem do Terço – Porto.
Já está disponível online a aplicação para dispositivos móveis MyHSMM, que tem como objetivo principal a melhoria da acessibilidade dos
Hospital Santa Maria Maior atinge 90% de ocupação para doentes COVID
Devido à crescente pressão nos Hospitais e tendo em conta as estimativas dos especialistas perante o número crescente de casos,
Hospital de Barcelos inicia hoje vacinação à COVID-19
O Hospital Santa Maria Maior, EPE-Barcelos, informa a comunidade que, já iniciou a vacinação à COVID-19, hoje, às 9 h,
Colégio La Salle vence 1º Torneio de Futsal Interescolas – OPEN B 2018
Durante a tarde de 24 de março disputou-se o 1º Torneio de Futsal Interescolas – OPEN B 2018, dinamizado pelo Projeto OPEN B, em colaboração com o Município de Barcelos, as Escolas EB 2 e 3 Gonçalo Nunes, Colégio La Salle e Secundária de Barcelos e que decorreu no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária de Barcelos.
A atividade inseriu-se no âmbito do Eixo II de Intervenção – Intervenção Familiar e Parental Preventiva da Pobreza Infantil – e contou com a participação de três equipas constituídas por alunos do 9º ano de escolaridade das Escolas acima referidas, tendo como principal objetivo a “promoção do desporto e da competição saudável entre os jovens jogadores, bem como, a demonstração dos talentos relacionados com o Futsal”.
A tarde culminou com a entrega dos prémios de participação e lembranças para todos os intervenientes no torneio. A equipa do Colégio La Salle foi a vencedora, o segundo lugar foi para a Escola Secundária de Barcelos e em terceiro lugar classificou-se a Escola EB 2 e 3 Gonçalo Nunes.
Em nota enviada à imprensa, a equipa do Projeto OPEN B “agradece a total colaboração do Município de Barcelos, das Escolas envolvidas, salientando neste caso a total disponibilidade da Escola Secundária de Barcelos para acolher este evento bem como toda a logística para a organização do mesmo. Um agradecimento muito especial à dupla de arbitragem facultada pelo Núcleo de Árbitros de Futebol de Barcelos”.
Por fim, o Projeto OPEN B lança o repto às Escolas do Concelho para que estas se possam mobilizar e organizar futuramente outras iniciativas do género.
O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, visitou o Centro de Vacinação de Barcelos instalado na Escola
Associação de Estudantes do Colégio La Salle organizam recolha de alimentos
Atividade conta com o apoio de outras entidades Desde de 01 de junho, a Associação de Estudantes do Colégio La
COVID-19: La Salle coloca em ação o seu protocolo de educação à distância
A partir de dia 16 de março, data em que o Governo decretou a suspensão temporal da atividade docente, os
“1º Torneio Interescolas de Futsal OPEN B 2018” disputa-se no próximo sábado
O Projeto OPEN B, em colaboração com o Município de Barcelos e as Escolas Gonçalo Nunes, Colégio La Salle e Secundária de Barcelos, organiza, no próximo dia 24 de março, a partir das 14h00, o “1º Torneio Interescolas de Futsal OPEN B 2018”. O jogos realizam-se no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária de Barcelos.
A atividade insere-se no Eixo II de Intervenção – Intervenção Familiar e Parental Preventiva da Pobreza Infantil – e conta com a participação de três equipas, constituídas por alunos do 9º ano de escolaridade das Escolas acima referidas.
De acordo com a organização, “este torneio tem como objectivo, promover o desporto e a competição saudável entre os jovens jogadores, bem como, a demonstração dos talentos relacionados com o Futsal. Pretende-se que esta iniciativa seja a primeira de muitas e que futuramente abranja todas as Escolas do Concelho”.
O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, visitou o Centro de Vacinação de Barcelos instalado na Escola
Associação de Estudantes do Colégio La Salle organizam recolha de alimentos
Atividade conta com o apoio de outras entidades Desde de 01 de junho, a Associação de Estudantes do Colégio La
COVID-19: La Salle coloca em ação o seu protocolo de educação à distância
A partir de dia 16 de março, data em que o Governo decretou a suspensão temporal da atividade docente, os
Sporting: gosto tanto e cada vez Eu gosto mais!
Realizou-se a 22ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol e o meu Sporting Clube de Portugal regressou às vitórias! Vitória inteiramente justa, por 2-0, frente ao Feirense. Os golos acabaram por surgir já na parte final do jogo, mas desta feita a exibição estava a ser mais do que suficiente, para se perceber que mais ou menos minuto, o golo ia surgir! Golo esse que só não aconteceu mais cedo porque assim não o “validaram”! De qualquer das maneiras, para mim, errar é humano, e quando jogas bem o suficiente (como desta vez foi o caso) com mais ou menos erro, entre o deve e o haver, acaba-se por Vencer! O mais importante foi conseguido, 3 pontos, importantes nesta fase decisiva, na intensa “luta” pelo título de Campeão Nacional! Os nossos principais rivais (FC Porto e SL Benfica) continuam “fortes” nesta fase da época, e realmente este campeonato promete ser dos mais disputados dos últimos anos, podendo mesmo ser decidido “ao pontinho”!
Como diz Jorge Jesus, já nem “desfaz a mala”, os jogos são constantes (motivo de estarmos em todas as competições). Ontem voltámos a jogar e, desta feita, para a Liga Europa. Depois de uma excelente fase de grupos na Liga dos Campeões (na minha opinião foi a fase que jogámos melhor esta época, pena não se conseguir manter esse nível exibicional no campeonato nacional) quis o sorteio que defrontássemos o Astana, nos 16 avos da Liga Europa! Não é, de todo, uma equipa de topo mundial, mas devido a ser do Cazaquistão, ultimamente tem presença assídua nestas andanças europeias! Voltámos a vencer, 1-3! (mais um golo indevidamente invalidado)! É a segunda vitória seguida num curto espaço de tempo! Estamos, novamente, a melhorar o nível exibicional, sendo bom para “dar ainda mais moral” para a fase de jogos importantes (decisivos) que se aproxima! E, quem sabe, a Liga Europa não será mais que um sonho, um objetivo! Visto que na Liga dos Campeões, infelizmente, estamos (futebol Português) definitivamente a perder “o comboio” dos colossos mundiais! (diga-se que são Equipas com orçamentos cada vez mais impressionantes)
No futebol feminino, mais uma vitória, rumo ao bi-campeonato!
Nas modalidades, continuamos na senda das vitórias atrás de vitórias! Este é o nosso caminho!
Sporting Clube de Portugal, Eu gosto tanto, e cada vez eu gosto mais!
O nosso OCB: venceu, em Almeirim, o HC Tigres por 3-7, para a Taça de Portugal, tendo agora pela frente, nos oitavos de final, nova deslocação, desta feita ao recinto do Sp. Tomar.
Este sábado, o “Maior de Portugal” desloca-se a Viana, jogo importantíssimo “rumo” a nova final-four da Taça CERS!
O nosso Gil Vicente: continua a série de resultados negativos! Mais uma derrota, desta feita 0-4 frente à Académica! E já são 14 jornadas seguidas sem vencer e 9 sem marcar! Infelizmente, parece um ciclo negativo sem fim à vista!
Realmente, no que “toca a bola” estamos nos melhores dos melhores!
( A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade do autor)
Entre 09 e 13 de dezembro, o Pavilhão Municipal de Luso recebe a 1ª edição da Taça 1947, uma parceria
Gil Vicente FC anuncia contratação do internacional iraquiano Alaa Abbas
Avançado esteve para vir no início da temporada Após ter sido rumor em outubro, ainda durante o período de contratações,
Gil Vicente FC traz empate de Moreira de Cónegos
No final, marcador apontou empate a uma bola O Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, foi
Esforço, Dedicação, Devoção e Glória!
Fizemos novamente História! Nunca, na história da Taça dos Campeões Europeus de corta mato por equipas, uma equipa havia somado tantas conquistas! Um feito inédito, agora alcançado pelo atletismo do meu Sporting Clube de Portugal, que domingo passado, em Mira, sagrou-se Campeão Europeu no escalão de femininos e masculinos da especialidade. Duas conquistas que aumentam para 27 o número de títulos europeus amealhados pelo Enorme Sporting Clube de Portugal! É obra!
Esforço, Dedicação, Devoção e Glória…eis o Sporting Clube de Portugal!
Relativamente a toda a controvérsia originada pela última Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal, no momento que aconteceu, de todo, que não consigo enquadrá-la no “panorama atual”, pois estávamos a “viver” um dos melhores momentos, como Instituição Sporting Clube de Portugal. Senão vejamos:
– Estávamos na liderança do Campeonato Nacional (à condição);
– Estamos na liderança em Futebol Feminino e na disputa da Taça de Portugal;
– Nos escalões de formação, estamos na disputa de todos os Títulos Nacionais;
– No Futsal estamos em 1° Lugar e na Final-Four da UEFA Futsal Cup;
– No Ténis de Mesa estamos em 1° Lugar e nos quartos de Final da Liga dos Campeões;
– No Hóquei em Patins estamos em 2° Lugar (a um ponto da liderança) e na fase de Grupos da Liga dos Campeões;
– Conquistámos mais duas Taças dos Campeões Europeus em Atletismo;
– Em mais de 50 Modalidades que lutamos por títulos em todas elas;
– Inaugurámos o Pavilhão João Rocha, que tem das melhores condições existentes para a prática das Modalidades;
– Estamos com uma média de assistência no nosso Alvalade XXI de mais de 40 mil por jogo, numa “União de Aço”;
– Equilibrámos financeiramente e, inclusive, temos tido lucros nos últimos tempos;
– Temos a Sporting TV, onde transmitimos todo o nosso Historial e Grandiosidade!
Para muitos, tudo isto vale “bola” (é sempre mais fácil não se reconhecer o mérito dos outros) mas certamente para os Verdadeiros Sportinguistas, enche-nos de Orgulho fazer parte deste nosso Enorme Sporting Clube de Portugal!
Para mim, o todo será sempre maior que a soma das partes! Sem querer tirar mérito algum ao nosso Presidente, que muito tem feito para nos tornar muito mais fortes, mas “não há bela sem senão” e penso que não foi, de todo, o momento oportuno para voltar a querer sentir Confiança, Gratidão e Reconhecimento de todos os Sportinguistas, pois tudo isso foi-lhe dado na devida altura, na sua reeleição com 86% dos votos! (percentagem mais do que suficiente para ter de perceber a Confiança, Gratidão e Reconhecimento dos Sportinguistas!) Na realidade, o facto é que mesmo os bons Presidentes passam e os Grandiosos Clubes ficam, pois de insubstituíveis estão os cemitérios cheios!
Posto isto, jogou-se a 21ª jornada do campeonato Nacional, na Amoreira, (no meio de tanta inesperada instabilidade) perdemos a invencibilidade no campeonato nacional! Vitória justa do Estoril! Para mim, não foi de todo o “vento”, ou sequer a ausência do Gelson e Bas Dost (que não são, de todo, 50% da equipa, jogámos na mesma com 11!) que nos fez perder este jogo! Eu tinha dito, e continuo a dizer, que temos qualidade mais que suficiente (mesmo com ausências importantes, todas as equipas têm lesões ao longo da época) para jogarmos mais e melhor! Inequivocamente, temos de melhorar nesta fase, para no final da época sermos Campeões Nacionais!
Nas meias-finais da Taça de Portugal, perdemos 1-0, no estádio do FC Porto. Não é nenhum drama, pois até já houve melhorias no futebol praticado, e ainda falta a segunda mão no nosso estádio, e compete-nos mostrar que somos uma grande Equipa e que temos qualidade suficiente para “dar a volta” e nos apurarmos para a Final da Taça de Portugal!
O nosso Gil Vicente: já leva 12 jogos sem vencer! A sua pior série de sempre no segundo escalão nacional! Em todo o seu historial, o pior registo continua a ser na Época 2014/15, em que esteve 15 jogos seguidos sem vencer! Época essa em que acabou por descer de divisão!
O nosso Óquei de Barcelos: regressou às vitórias, vencendo 4-2 o Valença HC, e subindo ao 6° lugar!
A nossa Seleção Nacional de Futsal: deu “show de bola” nos quartos de final do Europeu, vencendo o Azerbaijão por 8-1!
Nas meias-finais defrontámos a Rússia (que procurava conseguir a sua quarta final consecutiva) mas, desta feita, num jogo extremamente equilibrado e com emoção até ao último segundo, vencemos por 3-2! Estamos, com todo o mérito, na Final! Agora é repetir a proeza do Futebol de 11! Somos Portugueses, somos “pequeninos”, mas talento não falta! Eu acredito: vamos voltar a ser Campeões Europeus, desta feita de Futsal! Força Portugal.
Desporto é Vida! Viva o Desporto com “Respect” e Fair-Play!
( A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade do autor)
Entre 09 e 13 de dezembro, o Pavilhão Municipal de Luso recebe a 1ª edição da Taça 1947, uma parceria
Gil Vicente FC anuncia contratação do internacional iraquiano Alaa Abbas
Avançado esteve para vir no início da temporada Após ter sido rumor em outubro, ainda durante o período de contratações,
Gil Vicente FC traz empate de Moreira de Cónegos
No final, marcador apontou empate a uma bola O Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, foi
Nós queremos o Sporting Campeão!
“O mundo sabe que, pelo teu Amor eu sou ‘doente’, farei o meu melhor, para te ver sempre na frente, irei onde o coração me levar e sem receio, farei o que puder pelo meu Sporting!”
27 de Janeiro de 2018, Cidade de Braga “pintada” de verde e branco!
Sporting Clube de Portugal vs Vitoria de Setúbal, na final da Taça da Liga!
Milhares de Sportinguistas, numa “União de Aço”, num querer e vontade de ganhar troféus, de ganhar títulos!
Desengane-se quem pensou que seria fácil! Talvez o facto do pior jogo realizado nesta Taça da Liga, deste Vitória de Setúbal ter sido, precisamente no jogo anterior, nas meias- finais contra a UD Oliveirense, uma equipa de escalão inferior, fez muita boa gente achar que uma vitória na final seriam “favas contadas” para o meu Sporting Clube de Portugal!
Relembro todo o mérito do Vitória de Setúbal até chegar a esta Final. Defrontou no seu Grupo: SL Benfica, SC Braga e Portimonense, vencendo o grupo com 7 pontos. (duas vitórias e um empate) À entrada para a final, o Vitória de Setúbal tinha quatro vitórias nesta edição da Taça da Liga e 24 horas a mais de descanso nas pernas. Por tudo isto, aliado ao facto de ser uma final, já previa que o Vitória de Setúbal se ia “agigantar”! Assim foi, e aquele golo dos Setubalenses, logo no início do jogo, foi o tónico adicional, para discutirem com todo o mérito a final “taco a taco” até ao último segundo!
O meu Sporting, para a qualidade que tem, fez uma primeira parte demasiado fraca! Ansiedade, nervosismo, pouca intensidade, demasiados passes falhados, demasiados erros não forçados!
Ao intervalo, 1-0 para o Setúbal era um resultado inteiramente justo! Felizmente, ainda havia mais 45 minutos de jogo para disputar. Jesus mexeu e reestruturou a equipa ao intervalo, deu lhe mais ímpeto atacante, era mais que necessário, pois o resultado estava desfavorável e a exibição “descolorida”! “Empurrados” ao vivo por mais de 20 mil vozes “incansáveis” (somos, sem dúvida alguma, dos melhores Adeptos do Mundo!), melhorámos na segunda parte e demonstrámos vontade de ganhar! Com Raça de Leão, fomos à procura do golo, e justamente ele aconteceu! 1-1 final, justiça no marcador! E novamente decisão por grandes penalidades!
Algo me dizia que esta Taça da Liga seria nossa! E assim foi! Nós acreditámos em vocês, e desta feita ninguém do Sporting vacilou dos 11 metros! Fez-se história Sportinguista! A nossa primeira Taça da Liga e, consequentemente, a conquista de todas as competições oficiais disputadas em Portugal.
Ainda a “digerir” a conquista da Taça da Liga, defrontámos esta quarta-feira, para a 20ª Jornada do Campeonato Nacional, o Vitória de Guimarães, no nosso Estádio, mais uma vez com a presença de mais de 40 mil espectadores!
Em 8 dias, 3 jogos! E Domingo já se joga de novo para a Liga. Em 12 dias serão 4 jogos!
Jorge Jesus percebe que a este ritmo constante de jogos, e com pouca rotatividade na equipa, não se tem capacidade para por uma intensidade alta no jogo e, assim sendo, mais do que jogar com brilhantismo ou intensidade alta, prefere apostar, tal e qual como ele disse na “antevisão” do jogo, numa equipa “à italiana”, com uma defesa sólida, ser pragmático e, com “cinismo”, aproveitar uma oportunidade de golo que seja para ganhar o jogo!
Primeira parte muito fraca, sem uma única oportunidade de golo!
Segunda parte, sem brilhantismo, mas nos últimos 20 minutos, o meu Sporting Clube de Portugal foi à procura do golo, do tal “pragmatismo e cinismo”, e o golo acabou por surgir já na reta final do jogo, que acima de qualquer exibição, trouxe o mais importante de tudo, a Vitória, os 3 pontos, e a liderança do Campeonato Nacional. (ainda que à condição)
Acho que é inequívoco para os adeptos Sportinguistas que nesta fase se joga aquém do esperado, que falta intensidade, que se nota cada vez mais fadiga, que se criam poucas oportunidades de golo! É o “preço” que se paga por ainda estarmos na “luta” por todas as competições, e a realidade é que ainda não perdemos (nem por penáltis sequer) nas competições nacionais!
Jorge Jesus, que diga-se, percebe muito mais de futebol do que eu, disse no final deste jogo: “Hoje o Sporting foi uma Equipa com cultura de Campeão”!
Já eu senti que assisti a um jogo fraco, mas se nesta fase, jogar assim for o quanto baste para sermos Campeões, no final certamente ninguém se vai lembrar de mais esta exibição “acinzentada”. Mesmo que o Jesus diga que “os adeptos tremeram mais que a equipa”, eu acho que para sermos Campeões, vamos ter de fazer mais e melhor! A ver vamos!
O nosso Gil Vicente: aí vão 11 jogos sem vencer! Derrota “caseira” 0-1 contra o Varzim, que nos coloca na zona de despromoção ao Campeonato de Portugal!
O nosso Óquei de Barcelos: empate a 5-5 no Turquel, para o campeonato, e consequente descida ao 7° Lugar.
A nossa Seleção Nacional de Futsal: Primeiro jogo no Europeu, vitória por 4-1 sobre a Roménia. Quem tem o melhor do Mundo (Ricardinho) a marcar “golos de letra” (pura magia, genial e tão bonito de ver e rever) pode muito bem sonhar com o título de Campeão Europeu de Futsal! Força Portugal!
Desporto é Vida! Viva o Desporto com “Respect” e Fair-Play!
Por: Ricardo Moreira (contabilista certificado).
( A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade do autor)