Melhores casinos online
Código de cores para daltónicos colorADD no Estádio do Dragão
Código de cores para daltónicos colorADD no Estádio do Dragão
Código de cores para daltónicos colorADD no Estádio do Dragão
O uso pelo F. C. Porto do código de cores para daltónicos colorADD, no Estádio do Dragão, recebeu, esta sexta-feira, o prémio de janeiro da Fundação do Futebol, da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
A Liga dá conta da distinção em comunicado, notando que o sistema "é enorme mais-valia para experiência de jogo acessível", além de reforçar a "assumida preocupação com a inclusão" dos dragões.
Por ser, dizem, o primeiro estádio a nível mundial a usar o sistema, o Dragão "ajuda todos aqueles que têm dificuldade em distinguir ou identificar cores, facilitando acesso ao estádio".
O colorADD foi utilizado em parques de estacionamento e nos coletes de treino dos principais escalões.
O código "único, inclusivo, universal e transversal" ColorADD traduz-se na associação das cores primárias (azul, amarelo e magenta) a formas geométricas (triângulos e diagonais).
Está implementado em cerca de 300 empresas e entidades, do Hospital de São João ao metro do Porto e o metro de Madrid, e foi criado pelo designer Miguel Neiva.
O daltonismo é uma limitação não visível, incurável, transmitida hereditariamente e que afeta cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo, maioritariamente homens.