Stream de futebol
Há diversos sites e plataformas de streaming que transmitem os principais campeonatos de futebol do mundo pela internet.
DAZN, Watch ESPN, EI Plus, Premiere Play e Fox Premium… Todos esses serviços estão vinculados aos detentores de transmissão das principais ligas de futebol.
Fique com a gente e descubra onde assistir aos seus campeonatos favoritos!
Donos dos direitos de transmissão dos principais campeonatos de futebol do mundo

- Liga dos Campeões: Turner (EI Plus e canais TNT e Space, além da página do Esporte Interativo no Facebook)
- Liga Europa: Fox (Fox Sports e Fox Sports 2)
- Premier League: ESPN (canais ESPN e Watch ESPN) e DAZN
- Copa da Inglaterra: DAZN
- Copa da Liga Inglesa: ESPN (canais ESPN e Watch ESPN)
- Championship League (Segunda Divisão Inglesa): ESPN (canais ESPN e Watch ESPN)
- Campeonato Espanhol: ESPN (canais ESPN e Watch ESPN) e Fox Premiu
- Copa do Rei: ESPN (canais ESPN e Watch ESPN)
- Supercopa da Espanha: ESPN (canais ESPN e Watch ESPN)
- Campeonato Italiano: DAZN e RedeTV! (um jogo aos sábados)
- Copa da Itália: DAZN
- Supercopa da Itália: DAZN
- Campeonato Alemão: Fox Sports
- Copa da Alemanha: ESPN (canais ESPN e Watch ESPN)
- Supercopa da Alemanha: ESPN (canais ESPN e Watch ESPN)
- Campeonato Francês: DAZN
- Copa da Liga Francesa: DAZN
- Campeonato Português: ESPN (canais ESPN e Watch ESPN)
- Campeonato Holandês: ESPN (canais ESPN e Watch ESPN)
- Copa Libertadores: SporTV e Fox (TV fechada), Globo (TV aberta) e Facebook Watch (às quintas-feiras)
- Copa Sul-Americana: DAZN
- Campeonato Brasileiro: Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada em jogos entre 13 clubes) e Turner (canais TNT e Space, com jogos entre Athletico-PR, Bahia, Ceará, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e Santos)
- Copa do Brasil: Globo, SporTV e Premiere
- Série B: Globo, SporTV e Premiere
- Série C: DAZN
- Campeonato Brasileiro Feminino: BAND
- Campeonato Argentino: FOX
- MLS: ESPN (canais ESPN e Watch ESPN)
- Campeonato Chinês: ESPN (canais ESPN e Watch ESPN)
- Campeonato Japonês: DAZN
Você ama outros esportes além do Futebol? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:
- Handebol
- Basquete
- Vôlei
- Tênis
- Futebol Americano
- Fórmula 1
- Esports
- Skate
- Surf
- Poker
Melhores sites e plataformas para assistir futebol

O DAZN é a primeira plataforma de streaming de esportes ao vivo do mundo. Além de transmitir competições de boxe, tênis e outros esportes, é dono dos direitos de transmissão de alguns dos principais campeonatos de futebol do mundo.
Além de ter os direitos de transmissão exclusiva da Copa Sul-Americana e do Campeonato Francês, o DAZN tem acordo com a ESPN para transmitir dois jogos da Premier League por rodada.
O DAZN ainda cedeu à RedeTV! o direito de transmitir um jogo do Campeonato Italiano aos sábados.
Para novos cadastrados, o primeiro mês é gratuito para experimentarem a plataforma. Após esse período, todo o conteúdo ao vivo e sob demanda do DAZN é oferecido por uma mensalidade de R$ 37,90.
Watch ESPN
WatchESPN é um serviço de streaming e vídeos sob demanda da ESPN. Os usuários podem assistir onde e quando quiser, com dispositivos nos sistemas Android ou IOS e também no desktop.
No Watch Espn, há transmissões simultâneas com os canais ESPN, ESPN Brasil, ESPN2 e ESPN Extra e também existem transmissões exclusivas somente para assinantes da plataforma.
Entre as competições de futebol, o Watch ESPN transmite:
- Premier League
- Campeonato Espanhol
- Copa da Liga Inglesa
- Championship League (Segunda Divisão Inglesa)
- Copa do Rei
- Supercopa da Espanha
- Copa da Alemanha
- Campeonato Português
- Campeonato Holandês
- Campeonato Chinês
- MLS
EI Plus
O EI Plus é o serviço de transmissão online disponibilizado pelo Esporte Interativo. Por ele, é possível assistir a todos os jogos da Liga dos Campeões da Europa.
Além da Champions, os assinantes podem acompanhar jogos da Série A do Campeonato Brasileiro entre os 7 clubes que têm contrato com a Turner: Athletico-PR, Bahia, Ceará, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e Santos.
A plataforma ainda transmite os jogos da Liga das Nações da Europa.
Vá além do futebol! Confira também nossos conteúdos:
Premiere Play
O Premiere é o serviço de Pay Per Vie w disponibilizado pelo Grupo Globo.
Os assinantes do Premiere Play assistem a todos os jogos da Série A Campeonato Brasileiro, com exceção das partidas que envolvem o Athletico-PR, único clube que não assinou contrato com o Grupo Globo para esse serviço.
O Premiere Play também transmite todos os jogos da Série B.
Em 2019, a partir das oitavas de final, as partidas da Copa do Brasil também foram transmitidas no Premiere Play.
Fox Premium
Embora seja um serviço da Fox especializado na transmissão de séries, o Fox Premium também tem espaço para o futebol.
Os direitos de transmissão do Campeonato Espanhol são divididos entre a ESPN e o Fox Premium.
Assim, quem quiser ver todos os principais jogos de La Liga precisa assinar o serviço da Fox.
A cada temporada, mais sites e plataformas de streaming passam a transmitir os principais campeonatos de futebol do mundo, em um claro movimento da TV para a internet.
Assistir a jogos de futebol online será algo cada vez mais comum para os fãs do esporte mais popular do mundo. Portanto, selecione sua liga preferida e veja qual plataforma assinar!
Enquanto aguarda pelos próximos jogos do seu time de coração, aproveite para alimentar sua paixão pelo futebol com outros conteúdos:
Futebol na TV: Onde assistir a cada campeonato de futebol na temporada 2019/20

Acompanhar futebol no Brasil está mais difícil do que nunca na temporada 2019/20. Se você for parte da pequena parcela com condições de assinar todos os diferentes serviços de streaming e pacotes de TV fechada, ainda precisa de um bom planejamento para saber qual canal passa qual torneio do futebol internacional.
Por isso, separamos abaixo todos os principais campeonatos exibidos pelos canais brasileiros, como SporTV, ESPN e Esporte Interativo, por serviços de streaming como o DAZN e até TV aberta.
Europa

Champions League
A exemplo da temporada passada, a Champions League segue com o Esporte Interativo. Os jogos serão exibidos no serviço de streaming EI Plus, nos canais TNT e Space, da Turner, e no Facebook Watch, pela página do Esporte Interativo.
Liga Europa
O FOX Sports é quem fica com o outro torneio continental europeu. A Liga Europa, mais uma vez, é transmitida no Brasil em FOX Sports e FOX Sports 2.
Champions League Feminina
Embora não tenha transmissão no Brasil ao longo da competição, a Champions League Feminina ao menos terá a final mostrada no País: a ESPN irá exibir o duelo.
Campeonato Inglês
Por mais um ano, a ESPN é a casa da Premier League na TV fechada brasileira. Os canais ESPN Brasil, ESPN, ESPN 2 e ESPN Extra, além do Watch ESPN, transmitirão oito partidas por rodada. Sua conta não está errada, estão faltando dois jogos da rodada aqui, e isso porque a ESPN negociou a cessão dos direitos de transmissão de duas partidas por rodada ao serviço de streaming DAZN. Para assistir ao DAZN, é preciso ter uma conta na plataforma, ao custo de R$ 37,90 mensais – sendo possível testar por 30 dias gratuitamente, com cancelamento a qualquer hora.
Championship : canais ESPN
Copa da Liga Inglesa : canais ESPN
Campeonato Espanhol
Inicialmente, a transmissão de La Liga estaria restrita aos canais ESPN e FOX Sports. Porém, de última hora, a Disney resolveu mandar metade dos jogos do Campeonato Espanhol de volta ao serviço pago FOX Premium, o que significa que cinco partidas por rodada serão exibidas apenas no serviço separado da FOX. O restante dos jogos segue com os canais ESPN (ESPN Brasil, ESPN, ESPN 2 e ESPN Extra).
La Liga 2 : canais ESPN
Copa do Rei : canais ESPN
Campeonato Italiano
Assim como em parte da temporada passada, a Serie A da Itália terá transmissão do DAZN. A diferença para a campanha 2018/19 é que, agora, a RedeTV transmitirá um jogo por rodada, em acordo com a plataforma de streaming. As transmissões na TV aberta serão aos sábados.
Supercopa Italiana : DAZN
Campeonato Alemão
Igual à temporada passada, a Bundesliga 2019/20 terá exibição exclusiva dos canais FOX Sports. Houve rumores de negociação com a Band para a TV aberta, mas nada foi concretizado.
Copa da Alemanha : canais ESPN
Campeonato Francês
A Ligue 1 segue exclusiva do serviço de streaming DAZN. Fala-se também da possibilidade de a Band transmitir o campeonato, mas a emissora negou o rumor à Trivela. Portanto, conte apenas com a plataforma do DAZN para acompanhar PSG, Lyon e cia. O canal TV5Monde também transmite o Francesão, com jogos limitados.
Copa da Liga Francesa : DAZN
Copa da França: não há previsão de transmissão
Campeonato Português
Como na temporada passada, a LIGA NOS segue sendo transmitida pelos canais ESPN (ESPN Brasil, ESPN, ESPN 2, ESPN Extra e Watch ESPN).
Campeonato Holandês
Outro campeonato que mantém sua casa no Brasil é a Eredivisie. O Holandesão já começou e tem sido transmitido pelos canais ESPN (ESPN Brasil, ESPN, ESPN 2, ESPN Extra e Watch ESPN).
Campeonato Belga
Apesar de não ganhar tanto espaço na grade, por motivos óbvios de interesse e concorrência com outras ligas, o Campeonato Belga é exibido por aqui também nos canais ESPN.
Campeonato Chinês
Se você é do tipo que acorda bem cedo e já quer consumir futebol, a oferta no cardápio por vezes é o futebol chinês. Nos canais ESPN (ESPN Brasil, ESPN, ESPN 2 ESPN Extra e Watch ESPN), você pode acompanhar as partidas da Superliga Chinesa, repleta de refugos europeus e jogadores brasileiros que facilmente poderiam brilhar por aqui.
Campeonato Japonês
A J-League, que já gozou de maior prestígio, ainda interessa muito apaixonado por futebol, e os brasileiros que quiserem acompanhar os jogos precisarão ter assinatura do DAZN. O serviço de streaming transmite ainda a J-League 2, segunda divisão japonesa.
América do Norte

Major League Soccer
A Major League Soccer segue sendo exibida pelos canais ESPN na TV fechada, mas com um número limitado de partidas. Já o serviço de streaming DAZN transmite todas as partidas da MLS.
USL (segunda divisão americana): Watch ESPN
NWSL (liga feminina dos EUA): Watch ESPN
Campeonato Mexicano
Como em anos anteriores, os canais ESPN são os únicos a transmitir jogos da Liga MX. Porém, a emissora só pode transmitir alguns jogos, daqueles clubes com os quais tem acordo. No México, como no Brasil, a venda de direitos é individual. Lá, porém, os clubes são donos dos jogos em casa e, assim, quem compra o direito dos clubes pode transmitir os jogos deste clube em casa.
América do Sul
Libertadores
Às quintas-feiras, uma nova tradição nasce: torcer para que o streaming do Facebook Watch funcione bem para o jogo da Libertadores escolhido para o dia. Na TV fechada, SporTV e FOX Sports seguem transmitindo, enquanto a Globo leva o torneio ao País na TV aberta.
Sul-Americana
Já a competição continental secundária da América do Sul é exclusiva da plataforma de streaming DAZN, com um jogo aqui e outro ali (negociados independentemente) sendo mostrado na TV aberta pela RedeTV.
Campeonato Argentino
O Campeonato Argentino segue como nos últimos anos, com exibição no Brasil nos canais FOX Sports. A chegada de Daniele De Rossi certamente é o maior atrativo para a competição nos últimos tempos.
Brasil
Campeonato Brasileiro
Já o Brasileirão, em pleno andamento, tem sua transmissão feita pela Globo, pelos canais SporTV, no serviço Premiere e, por fim, no Esporte Interativo, por meio do EI Plus ou dos canais Space e TNT.
Campeonato Brasileiro – Série B
Nada de serviço de streaming exclusivo, nada de Esporte Interativo: a segunda divisão brasileira é exibida em 2019 apenas pela Globo e pelo SporTV, além do Premiere.
Campeonato Brasileiro – Série C
O caso é diferente com a terceira divisão. Aqui, sua opção é apenas um serviço de streaming: DAZN. A plataforma exibe quatro jogos por rodada e mostrará toda a fase final. De vez em quando, disponibilizam partidas da Série C gratuitamente em seu canal no YouTube.
Copa do Brasil
A Copa do Brasil, já em reta final, é mostrada pela Globo na TV aberta e pelos canais SporTV na TV fechada. Como um extra, assinantes do Premiere também podem ver o torneio no serviço.
Brasileirão Feminino
Impulsionado pela Copa do Mundo de grande sucesso na França, o futebol feminino ganha espaço na TV aberta: a Band transmite atualmente o Brasileirão Feminino. No momento da produção desta matéria, a emissora passa apenas uma partida por rodada, seja da A1 ou da A2. O Twitter também passa um jogo por rodada.
Saiba como pode ver o Canal 11 online e em direto com a sua operadora
Saiba como ver o Canal 11 online e em direto, quer esteja em Portugal ou no estrangeiro. Conheça o serviço de streaming do Canal11 e saiba qual a programação do canal. Mostramos-lhe também como pode acompanhar as emissões do Canal 11 na NOS, MEO e Vodafone.
Como ver o Canal 11 online e em direto?
O Canal 11 foi lançado em 2019 pela Federação Portuguesa de Futebol e transmite jogos em direto, programas de informação, reportagens e muito mais. Neste canal pode ver, entre outras coisas, o acompanhamento das Seleções Nacionais, Futsal, Futsal Feminino, Futebol de Praia ou a Liga Revelação. Vamos mostrar-lhe como pode ver o Canal 11 online.
Existem apenas duas formas legais de ver o Canal 11 online e em direto: uma delas é através do serviço de stream do próprio Canal 11 e a outra é através das apps de TV das operadoras de telecomunicações.
Conheça as diferenças entre estas duas formas de ver o Canal 11 online e em direto.
✅ Permite-lhe ver o Canal 11 online e em direto
❌ Não tem a possibilidade ver os conteúdos que já passaram (apenas permite ver o Canal 11 em direto
✅ Permite-lhe ver o Canal 11 online e em direto a partir da App de TV da sua operadora
✅ O Canal 11 está incluído nas listas de canais da NOS, NOWO, MEO e Vodafone (sem custos adicionais)
Estas são as duas formas que aconselhamos para ver o Canal 11 online. Para além de serem ambas legais, os custos para ver este canal online são bastante reduzidos.
Ambas as opções lhe permitem ver o Canal 11 online e em direto a partir do seu smartphone, PC ou tablet, onde quer que esteja, desde que tenha uma ligação à internet por Wifi ou dados móveis.
A principal diferença entre ver o Canal 11 Online através do serviço de streaming do Canal 11 ou através das operadoras é que o serviço de streaming do Canal 11 não funciona em Portugal.
Se está em Portugal, pode ver o Canal 11 online através das Apps de TV das operadoras NOS, MEO e Vodafone. Mas se está no estrangeiro, pode ver o Canal 11 online e em direto através do serviço de stream do Canal 11, que tem um custo de 5,99€/mês (ou 59,99€/ano).
Desta forma, apesar de existirem duas formas legais de ver o Canal 11 online e em direto, deverá escolher a melhor forma para ver o Canal 11 online, de acordo com a sua localização geográfica (dentro ou fora de Portugal).
A opção de ver o Canal 11 em stream é particularmente interessante para os portugueses que vivem no estrangeiro e que não querem deixar de acompanhar os desportos e competições do futebol nacional.
Nos próximos tópicos mostramos-lhe como pode ver o Canal 11 online através do serviço de streaming ou através das apps de TV das operadoras. Já sabe que se estiver em Portugal, deve escolher uma das operadoras NOS, MEO ou Vodafone para conseguir ver o Canal 11 online.
Clique no que pretende saber para começar a ver o Canal 11 online ou na sua televisão.👇
Como funciona o serviço de streaming do Canal11?
Para quem está no estrangeiro, a melhor forma para ver o Canal 11 é através do serviço de streaming canal11.pt online e em direto. Este serviço está disponível mediante uma subscrição mensal ou anual.
À semelhança dos serviços de streaming mais conhecidos, para ver o Canal11 em stream deve subscrever um plano mensal ou anual. Só desta forma é que consegue ter acesso aos conteúdos do Canal11 no estrangeiro (relembramos que o serviço de streaming do Canal 11 não está disponível em território português).
Ao subscrever o serviço de streaming do Canal11 pode ter descontos ou condições especiais de adesão. Por exemplo, neste momento, para quem fizer subcrição mensal paga apenas 1€ no primeiro mês. Quem fizer a subscrição anual tem oferta de 25% de desconto na anualidade.
Para subscrever o serviço de streaming Canal11 deve fornecer um meio de pagamento válido no momento da inscrição. O único meio de pagamento aceite de momento é o Cartão de Crédito.
A renovação do serviço é feita automaticamente, mas pode cancelar a subscrição do Canal 11 a qualquer momento na sua Área de Cliente. Pode continuar a aceder ao serviço e a ver o Canal 11 online até ao final do período de faturação em vigor.
Basta aceder a canal11.pt para ver o Canal 11 online e em direto. Em alternativa, pode também fazer o download da App do Canal 11 para Android ou iOS.
Para saber mais sobre como ver o Canal 11 online através deste serviço de streaming, entre em contacto com a nossa equipa. Se está em Portugal e quer aderir ao Canal 11 através da sua operadora, continue a ler este artigo.
Qual é a programação do Canal 11?
O Canal 11 é um canal de desporto que foi lançado em 2019 pela Federação Portuguesa de Futebol. A programaçao do Canal 11 dá destaque a campeonatos ou Ligas nacionais que não têm destaque noutros canais como, por exemplo, o campeonato de Futsal Feminino.
- O que posso ver na programação do Canal 11?
- Taça de Portugal
- Liga BPI
- Liga Revelação
- Liga Placard
- Campeonato de Portugal
- CN Futsal Feminino
- Supertaça eSports
- Campeonato sub-19
De uma forma geral, estas são as competições que pode acompanhar na programação do Canal 11. Também poderá fazer o acompanhamento das Seleções Nacionais e ver programas de informação, reportagem e debates.
Pode consultar a grelha de programaçao do Canal 11 para saber a qualquer momento o que vai passar no Canal 11, clicando no seguinte link para ver a programação do Canal 11.
Para além da programação do Canal 11 também pode visualizar conteúdos exclusivos no canal de Youtube do Canal 11: entrevistas, informação e pequenos vídeos exclusivos do universo futebolístico nacional.
Clique no link para aceder ao Youtube do Canal 11. Ainda que não consiga acompanhar a programaçao do Canal 11 em direto, pode ver conteúdos exclusivos.
E se quiser ver uma competição que não está disponível na programação do Canal 11?
Em Portugal existem vários canais de desporto e futebol que transmitem as principais competições nacionais e internacionais. Se a competição que quer ver não está na programação do Canal 11 pode consultar os restantes canais de desporto em Portugal para saber como ver os principais jogos.
Canal 11 na NOS
Pode ver o Canal 11 na NOS desde que tenha um pacote de televisão que inclua este canal. Pode ver a programação do Canal 11 na sua televisão ou online, através da App NOS TV.
Se é cliente NOS e quer saber qual a posição do Canal 11 no seu serviço de TV, pode consultar a informação na tabela seguinte com a posição do Canal 11 na NOS.
Se quer ver o Canal 11 na NOS na sua TV e no conforto da sua casa, procure o Canal 11 na grelha de canais NOS para ver a transmissão do canal em direto, aceder às Gravações Automáticas ou ver conteúdos que passaram no canal nos últimos dias.
O Canal 11 na NOS está disponível em HD. De momento, ainda não é possível ver o Canal 11 com definição 4K.
Mas se quer ver o Canal 11 online na NOS deve fazer o download da App NOS TV, para ver os canais da NOS online no seu telemóvel, PC ou tablet, onde quer que esteja.
Vai sempre precisar de uma ligação à internet para conseguir ver a App NOS TV (seja por Wifi ou dados móveis). Com a App NOS TV consegue ver o Canal 11 online na NOS e acompanhar a programação do canal em direto.
A App NOS TV já está incluída nalguns pacotes da NOS. Se quer saber qual o melhor pacote para ver o Canal 11 na NOS, estas são algumas das sugestões da nossa equipa.
- Canais: 180 Canais c/Box UMA TV 4K
- Telefone Fixo: Chamadas Incluídas
- Internet: 200Mb
- 2GB: 3.000 Min/SMS
- Fidelização: 24 Meses
Pacotes disponíveis para zonas com cobertura fibra. Fidelizaçao de 24 meses.
Ambos os pacotes têm incluído o Canal 11 e a App NOS TV para ver o Canal 11 online na NOS. Se quer conhecer mais pacotes da NOS para ver o Canal 11, entre em contacto com a nossa equipa. Podemos ajudá-lo a comparar serviços, gratuitamente.
Canal 11 na MEO
O Canal 11 na MEO está disponível em SD e HD. Quer tenha um pacote MEO Fibra, ADSL ou Satélite, pode ver o Canal 11 na sua grelha de canais MEO.
Esta é a posição do Canal 11 na MEO.
Para ver o Canal 11 na MEO basta ter um pacote MEO com TV. Quase todos os pacotes da MEO incluem o Canal 11 na sua lista de canais para ver na TV.
Por outro lado, se quiser ver o Canal 11 online na MEO deverá fazer o download da aplicação MEO Go, mesmo quando estiver fora de casa.
O MEO Go é gratuito se aceder em casa, a partir da sua rede Wifi doméstica da MEO. Mas se quer ver o Canal 11 no MEO Go fora de casa, saiba que o MEO Go tem um custo mensal de 4,99€ e permite-lhe ver este e outros canais da MEO em qualquer lugar. Pode sempre cancelar o MEO Go a qualquer momento.
Para saber mais sobre os melhores pacotes para ver o Canal 11 na MEO entre em contacto com a nossa equipa de telecomunicações. Podemos ajudá-lo gratuitamente a escolher o melhor pacote para ver o Canal 11 online ou na TV.
Canal 11 na Vodafone
Para ver o Canal 11 na Vodafone deve aceder à sua lista de canais Vodafone e escolher o canal 11 (ou 511). Estas são as posições do Canal 11 na Vodafone, tanto em pacotes com ou sem Box de TV.
O Canal 11 na Vodafone está incluído na maioria dos pacotes Vodafone, com e sem Box. Conheça alguns dos melhores pacotes para ver o Canal 11 na Vodafone.
- Canais: 140 Canais c/Box HD
- Telefone Fixo: Chamadas Incluídas
- Internet: 200Mb
- HBO Portugal: Oferta durante 3 meses
- Fidelização: 24 Meses
Estes pacotes Vodafone incluem o Canal 11 e têm um período de fidelização de 24 meses.
Se é cliente Vodafone poderá também ver o Canal 11 online através da App Vodafone TV.
A app Vodafone TV permite-lhe ver os canais da Vodafone fora de casa, no telemóvel ou no tablet, incluindo o Canal 11. Veja como fazer o download da App Vodafone TV para Android e iOS.
Para ver o Canal 11 online na Vodafone basta fazer o download da aplicação para ter acesso aos canais Vodafone fora de casa. O funcionamento das apps de TV é semelhante em todas as operadoras e só precisa de uma ligação à internet para ver os seus canais favoritos em qualquer lugar.
Em 2020, o Canal 11 vai passar a estar disponível em todas as operadoras. Até aqui, a NOS, MEO e Vodafone eram as únicas a disponibilizar o canal de desporto da Federação Portuguesa de Futebol.
É possível ver o Canal 11 na NOWO? Desde 15 de setembro de 2020 passa a ser possível ver o Canal 11 na NOWO. O canal passa agora a estar disponível também na grelha de canais da NOWO. Se é cliente da NOWO também pode ver outros canais de desporto, como a Eleven Sports, a Eurosport, a Benfica TV ou o PFC.
Canal 11: o canal de desporto da Federação Portuguesa de Futebol
O Canal 11 é o canal da Federação Portuguesa de Futebol. Começou as suas emissões no dia 1 de agosto de 2019 e desde então tem vindo a aumentar o número de espectadores em Portugal.
No Canal 11 pode ver variados conteúdos de Futebol Português: das Seleções ao Campeonato de Portugal, da Liga Revelação ao Futebol Feminino. Mas o Canal 11 Portugal também faz o acompanhamento dos portugueses no mundo do futebol.
Diferente no Debate e na Opinião, o Canal 11 chega para mostrar o Futebol de outra forma.
Ao contrário da maioria dos canais desportivos em Portugal, que são canais premium (que tem que pagar um valor adicional para conseguir ver), o Canal 11 é gratuito e está incluído na maioria dos pacotes de telecomunicações das operadoras.
O Canal 11 em Portugal está disponível para ver nas operadoras NOS, MEO e Vodafone. Também pode ser visto no estrangeiro através da plataforma de stream do Canal 11.
O Canal 11 transmite mais de 600 jogos por ano. Em 2020, é o primeiro aniversário do Canal 11 e o balanço do canal é extremamente positivo.
Conheça alguns Dos rostos mais famosos do Canal 11.
- Nuno Santos (diretor do Canal 11)
- Jaime Cravo (ex-Sport TV)
- Pedro Sousa (ex-TVI)
- Rita Ferro Rodrigues
- Vítor Baía (ex-Guarda-Redes FCP)
- Costinha
- João Tomás
- Iva Domingues
Para saber mais sobre o Canal 11 ou sobre os restantes canais de desporto ou de Tv em geral, entre em contacto com a nossa equipa. Podemos ajudá-lo a escolher o pacote de TV com os melhores canais.
Licenciada em Comunicação Social e em Marketing. Fez estágio em consultoria de Marketing e trabalhou com redes sociais e produção de conteúdo multimédia na área de Moda e Cabeleireiro. Atualmente faz parte da equipa de redação de Telecomunicações Portugal, na Selectra.
Futebol em direto no Kodi incluindo Sport TV e SporTV – melhores addons
Nos tempos que correm, assistir a eventos desportivos nomeadamente, futebol em direto na TV, é um luxo a que poucos se podem dar. No entanto, você tem a possibilidade de usar um dos Melhores Addons para ver futebol em direto no Kodi através de canais desportivos como Sport TV e Sportv, entre outros.
Infelizmente os grandes eventos desportivos passam em canais de cabo pagos. Na verdade, baseiam o negócio na sua transmissão em troca de uma subscrição mensal; como é o caso da Sport tv e outros. Então, ver futebol em direto na TV, parece tarefa quase impossível.
Felizmente, existe já a possibilidade de transformar a sua TV numa Android TV, por meio de um dispositivo de streaming – uma Android TV Box; a partir daqui é só instalar o kodi numa Android TV Box e configurar alguns Addons para ver futebol em direto no Kodi incluindo Sport TV e Sportv. Se preferir, pode instalar o Kodi num PC ou Mac.
Mas não se fica por aqui; esta solução vai dar-lhe acesso a todo o universo da TV, como: ver filmes e séries, assistir a desporto e outros espetáculos em direto.
Porquê usar um VPN?
Claro que as empresas de transmissão de canais de televisão, pagos, irão fazer de tudo para lhe dificultar ou até barrar o acesso usando várias técnicas como:
- Diminuição de velocidades de internet
- Bloqueio de acesso a streams desportivos
- Bloqueio geográfico (quando os conteúdos estão limitados a um pais ou a um conjunto de países)
Então, como forma de ultrapassar estes constrangimentos, aconselhamos o uso de um VPN – Virtual Private Network que, basicamente, lhe vai atribuir um IP diferente daquele que o seu fornecedor de internet lhe atribuiu; isto permite que o seu IP seja desconhecido e por essa via, e não possa ser bloqueado. Para além disso, vai poder ligar-se como se estivesse num país diferente (pode escolher o país que entender, da lista disponibilizada pelo VPN) quando pretender assistir streams geograficamente bloqueados para o país onde se encontra no momento.
No entanto, nem todos os VPNs são adequados. Na verdade, se uns falham na velocidade, outros não são eficazes a furar bloqueios geográficos, entre outros problemas.
O VPN aconselhado
As funcionalidades do CyberGhost que destacamos, são as seguintes:
- Privacidade garantida, através duma política RIGOROSA de “Ausência de registos” (no-logs)
- Criptografia AES de 256 bits de nível militar
- Velocidade rápida, garantida por mais de 6100 servidores
- Diversidade geográfica; garantida por uma rede de mais de 40.000 IPs e disponibilidade em mais de 90 países.
- Múltiplos dispositivos; ligue até 7 dispositivos em simultâneo, apenas com uma conta VPN
- Tráfico ilimitado; para navegar sem preocupações
- Largura de Banda ilimitada; para poder navegar rapidamente e sem limitações
- Interface em Português, simples e intuitiva
- Suporte Técnico; online ou por email, 7 dias por semana, 24 horas por dia
Tudo isto por um preço que garante a melhor relação preço/qualidade:
Se já tem a sua Android TV Box com o Kodi corretamente configurado, e um VPN instalado, ótimo! Não tendo, também pode instalar o Kodi, no seu computador de maneira similar.
Saiba então, agora, quais são os Melhores Addons para ver futebol em direto no Kodi:
Top 3 dos Melhores Addons para assistir futebol em direto no Kodi incluindo Sport TV e SporTV
1. TvTap
TvTap é um Addon do Kodi, baseado no conhecido aplicativo homônimo para Android.
Este Addon dá-lhe acesso a inúmeros canais de TV, alinhados por categorias. No elenco das categorias, encontra a categoria Sports e, no seu interior os canais desportivos de muitas nacionalidades, incluindo os canais desportivos portugueses como as Sport TV e Benfica TV.
2. Rising Tides
Rising Tides é um Addon especializado em canais de desporto e transmissão de eventos em direto.
Muito fácil de instalar, surpreende pela simplicidade de instalação e navegação, eficácia e rapidez. Com ele, vai poder aceder a canais desportivos de todo o Mundo; desde logo, os canais Portugueses e Espanhóis, Franceses, Ingleses e Alemães. Apesar de maioritariamente dedicado ao Futebol, disponibiliza streams em direto, dos mais diversificados eventos desportivos ao vivo gratuitamente que, de outra forma, deveria pagar para assistir.
3. Sportowa
Na mesma linha do Rising Tides o Addon Sportowa no entanto é mais generalista, transmitindo todo o tipo de desportos. Para além do Futebol, poderá assistir também a eventos desportivos menos populares, como o Hockey, Basketbol, Tenis, desportos motorizados e muito mais. A interface é bastante intuitiva ainda que surjam primeiro os fornecedores de conteúdo e só depois as categorias de desporto. Para lhe pouparmos tempo, pode ir logo para a categoria “SportsBay” e, uma vez aí, selecionar o tipo de desporto pretendido.
Conclusão
Neste artigo, referimos-lhe apenas algumas das alternativas que consideramos serem os Melhores Addons para ver futebol em direto no Kodi incluindo a Sport TV e a Sportv online. No entanto, existem muitos outros Addons que pode usar, bastando fazer uma pequena pesquisa no nosso blogue, ou na internet.
Assegure, antes de mais nada, que os addons ou mesmo o seu Kodi, não é bloqueado ou, de alguma forma, condicionado pelo seu operador de internet, instalando um Bom VPN que pode usar também para garantir sua privacidade quando navega na internet.
LIVE FOOTBALL TV STREAMING HD APK
Live Football TV Streaming Ver todas as nossas World Sports TV ao vivo e Premier League.
Versão arquivada
A descrição de: MR-Sports
Com "Live Football TV Streaming HD" App você pode assistir a jogos ao vivo de futebol da Premier League, Futebol Liga, Live Soccer, UFC Fight Night.
"Live Football TV Streaming HD" aplicativo inclui todos os eventos de futebol do mundo ao vivo de transmissão, destaques, resultados ao vivo, dicas de apostas, notícias esportivas diárias, previsões de partidas e previsões.
Você pode assistir aqui ao vivo todos os jogos de futebol de todos os principais jogos de futebol acontecendo ao vivo.
Premier league,
Jogos Amigáveis,
Euro Qualifying Matches,
Serie Futebol,
Liga Europa,
França Ligue 1,
Futebol da Alemanha,
Futebol de Portugal,
Futebol Americano,
Futebol dos EUA,
Futebol do Canadá,
Futebol da América do Sul,
Futebol da Argentina,
Brasil Futebol,
Romênia Futebol,
A vinda da Copa do Mundo de 2022,
A Liga dos Campeões,
Futebol Asiático,
Futebol das mulheres do mundo
e muito mais futebol ao vivo no seu dispositivo móvel.
Você pode assistir aqui todos os esportes de futebol e futebol que você gosta.
Assista a jogos de futebol ao vivo em seu celular ou tablet.
Aproveite todos os eventos ao vivo do futebol mundial e europeu e do futebol americano, destaques de esportes, extras e muito mais
Reproduções de vídeo com a melhor qualidade disponível no seu dispositivo.
Live Premier Sports de canais de futebol ao vivo e destaques do esporte.
HD Live TV: Olhe para os jogos selecionados diretamente no aplicativo
Pré-visualizações e previsões de correspondência
dicas de apostas e resultados ao vivo
Destaques em vídeo esportivo e notícias diárias
Pré-visualização de futebol e previsões
Além de diversão você pode assistir neste app, UFC Fight Night, Boxe e NBA.
Se você gosta, por favor, escreva um comentário positivo na Google Play Store,
15 melhores sites para assistir futebol americano universitário online gratuitamente
O futebol americano universitário pode ser tão fascinante que você não vai querer perder um segundo de seu jogo favorito. Mas o que acontece quando seus jogos estão em andamento enquanto você está em movimento? Definitivamente, você precisará recorrer ao streaming de futebol americano universitário online.
Para fazer isso gratuitamente, você precisa conhecer alguns sites que oferecem transmissões gratuitas de futebol americano universitário da NCAA ao vivo.
Existem muitos sites online que oferecem transmissões ao vivo de futebol da NCAA, mas muitos deles não são gratuitos. Isso significa que enquanto você atinge o objetivo de acompanhar seus jogos favoritos ao vivo, não vai conseguir cortar o cabo.
A razão para isso é que esses sites de esportes cobram um bom dinheiro para transmitir futebol da NCAA ao vivo de suas estações favoritas.
No entanto, existem sites que permitem que você transmita futebol universitário ao vivo gratuitamente e, neste artigo, iremos compartilhar quinze (15) desses sites onde você pode transmitir futebol universitário online gratuitamente.
Você pode verificar a tabela de conteúdo para navegar por este artigo.
- Por que devo assistir ao College Football Online?
- Desvantagens do Streaming College Football Online
- Lista de canais gratuitos para assistir online ao futebol universitário
- 1. Sportsurge
- 2. NFLBite
- 3. Esportes FirstRow
- 4. Stream2Watch
- 5. Cricfree
- 6. BuffStreams
- 7. Stream-Hd.live
- 8. Liveball.tv
- 9. r / CFBstreams
- 10. Real Stream United
- 11. Laola1
- 12. SportRAR.TV
- 13. Bosscast
- 14. Stream-Hub.live
- 15. Feed2All
- Como posso transmitir ao vivo o futebol universitário fora dos EUA?
- Perguntas Frequentes
- Conclusão
- Referências
- Recomendamos também
Por que devo assistir ao College Football Online?
Tradicionalmente, a maneira de assistir ao futebol universitário ao vivo é na tela da TV com o cabo. Mas todos nós sabemos que a TV a cabo é cara e você não tem estações suficientes dependendo da sua assinatura.
Então, as pessoas estão cortando cabos e migrando para serviços de IPTV. A IPTV oferece mais canais por uma taxa reduzida e pode ser compatível com o seu PC e dispositivos móveis.
No entanto, você não pode obter nenhum serviço de IPTV gratuitamente. Como estudante, você pode não ter todo o dinheiro para começar a assinar uma TV a cabo ou IPTV, então você pode aproveitar alguns dos brindes da Internet.
Embora a Internet forneça gratuitamente clipes de filmes curtos e completos, música e notícias, também existem alguns sites dedicados a streaming de esportes, inclusive futebol universitário, gratuitamente.
Saber mais sobre esses sites gratuitos onde você assiste futebol americano universitário gratuitamente tem muitas vantagens.
Uma delas é que esses sites suportam seus dispositivos móveis como Android e IOS, o que significa que você pode transmitir futebol universitário gratuitamente em qualquer lugar e a qualquer hora.
A segunda é que você economiza o custo da assinatura de um pacote completo de TV quando tudo o que você deseja é assistir aos jogos da NCAA.
Tudo o que você precisa é o custo da internet e você é tão bom quanto alguém em casa que faz assinatura de cabo ou IPTV.
Desvantagens de streaming de futebol universitário online
Coisas gratuitas nem sempre são confortáveis. Os sites que fornecem esses serviços gratuitamente deveriam ganhar algum dinheiro, então você seria incomodado com anúncios na maioria dos sites.
Esses anúncios podem ser tão intrusivos que você pode clicar por engano em um deles. Agora, você não quer clicar em nenhum desses anúncios porque eles podem ser malware ou redes pornográficas que acabariam enviando a você notificações indesejadas.
Outro problema com o streaming gratuito de futebol universitário online é a qualidade. Existem alguns sites que prometem boa qualidade para suas transmissões de futebol universitário, mas a maioria deles pode não oferecer essa promessa.
Portanto, se você gosta de boa qualidade, assistir futebol americano universitário online de graça pode não ser uma ideia brilhante para você.
Outra desvantagem de fazer streaming ao vivo de futebol da NCAA é que ele pode estar grampeado por uma rede ruim.
Se você estiver assistindo ao futebol da faculdade ao vivo, de qualquer lugar, de graça, seu futebol pode atrasar quando você passar por áreas com baixa recepção de rede. Isso afetaria a maneira como você gosta do jogo.
Por fim, sites gratuitos que oferecem a oportunidade de transmitir online futebol americano universitário tendem a compartilhar muitos links ruins. Você pode clicar em mais de cinco links antes de encontrar um que funcione corretamente. Portanto, você pode precisar ser muito paciente para aproveitar as transmissões de futebol online.
SELEÇÃO DA TEMPORADA ATÉ AGORA
Dos desafiantes a títulos até a luta contra o rebaixamento, ainda há muito a se jogar nesta temporada. Preparem-se para o retorno do melhor jogo do mundo celebrando os melhores jogadores da temporada 2019/20 com a Seleção da Temporada Até Agora do FIFA 20.
O MELHOR JEITO DE JOGAR O FIFA 20
Jogue FIFA 20 e outros grandes jogos agora com o EA Play!
CONHEÇA O EA SPORTS FUTEBOL VOLTA
Crie seu avatar, escolha seu equipamento e expresse o seu estilo nas ruas e quadras de futebol do mundo todo.
O modo mais popular do FIFA está de volta para uma nova temporada!
Sinta a paixão e a obsessão pelo futebol de um continente inteiro. Jogue as maiores competições de clubes da América do Sul no FIFA 20 agora!
NOTAS DE JOGADOR DO FIFA 20
Dos 100 melhores jogadores do futebol mundial a craques 5 e ÍDOLOS DO FUT, confira as Notas de Jogador do FIFA 20 oficiais.
REQUER O FIFA 20 NA PLATAFORMA APLICÁVEL (VENDIDA SEPARADAMENTE), TODAS AS ATUALIZAÇÕES DE JOGO E CONEXÃO DE INTERNET.
Inscreva-se hoje mesmo e receba por e-mail as últimas notícias, vídeos, ofertas e muito mais do EA SPORTS FIFA (além de outras notícias, produtos, eventos e promoções da EA).
Antes de resgatar seu FIFA, você precisa se conectar e se inscrever para receber e-mails do FIFA e da EA.
Você precisa se inscrever para receber a newsletter do FIFA antes de poder resgatar seu item.
Você se inscreveu para receber e-mails sobre o FIFA e outros produtos, notícias, eventos e promoções da EA. Cancele sua inscrição a qualquer momento alterando suas preferências de e-mail.
Você já se registrou para newsletters do FIFA com o e-mail acima. Verifique sua pasta de spam na conta de e-mail acima. Caso ainda esteja com dificuldades para receber e-mails, entre em contato com a EA.
Você não pode se inscrever neste boletim informativo (Inelegível).
Streaming de vídeo para esportes: 5 dicas para obter sucesso
Dizer que os esportes são insanamente populares é um eufemismo. Não é surpresa que um dos usos mais populares para a transmissão ao vivo de vídeos on-line seja o streaming de esportes.
De fato, os esportes são, de longe, os programas de vídeo mais populares já exibidos, seja na TV ou on-line, e os números de audiência virtual estão aumentando rapidamente. Por exemplo, a Adobe estimou que os streamings de esportes usando sua plataforma de vídeo aumentaram 640% entre 2012 e 2013.
Neste artigo, focaremos nas organizações e indivíduos que transmitem esportes ao vivo pela Internet. Especificamente, vamos analisar cinco etapas para tornar sua transmissão ao vivo melhor, mais gratificante – para você e para o seu público – e menos complicada.
Etapa 1: Alcance a qualidade máxima de vídeo e transmissão para streaming de esportes on-line
O streaming de esportes ao vivo é diferente das transmissões de outros eventos, cuja maioria não apresenta atletas em movimento na velocidade máxima. Esse é realmente um dos maiores desafios da transmissão ao vivo de esportes: o movimento. A velocidade determina muitas das configurações e desafios que as emissoras enfrentarão.
Outro fator é a condição climática. Muitos eventos esportivos acontecem ao ar livre, tornando o clima uma preocupação. Este não chega a ser um problema central, mas requer atenção especial. A impermeabilização adequada para equipamentos deve atenuar esse problema sem muita dor de cabeça.
O equipamento certo
O equipamento é especialmente importante para esportes ao vivo. Não é possível transmitir com equipamentos abaixo da média e ter um resultado decente. Com esportes, torna-se essencial ter bons equipamentos e operadores de câmera experientes.
Especificamente, existem alguns elementos muito importantes.
Primeiro, a câmera. Para esportes, ela precisa ser eficaz com pouca luz. Os jogos geralmente acontecem à noite e a iluminação pode ser mínima. Isso significa que um sensor relativamente grande é importante. Além disso, procure uma câmera T-Stop (ideal para transmissões, largamente utilizada no cinema).
Resolução
No que diz respeito à qualidade de gravação, não recomendamos nenhuma câmera que grava em resolução de alta definição inferior a 1920 x 1080 (ou 1080p). Cada vez mais, a resolução 4K está sendo adotada, mas levará um tempo até que se torne o padrão. Se você quiser ser “à prova do futuro”, use 4K. Por enquanto, uma câmera de 1080p deve durar anos e fornecer excelente qualidade.
Zoom
O zoom também é incrivelmente importante para conseguir captar a ação. Sem zoom, você fica com imagens amplas que não são muito interessantes. A quantidade de zoom que você precisa depende do esporte que você está filmando. Para futebol, por exemplo, o campo é enorme e você precisa de um grande zoom. Já com artes marciais ou boxe, por outro lado, o ringue é pequeno e o zoom não é tão importante.
Dica: certifique-se de procurar uma câmera com zoom óptico. O chamado “zoom digital” é um método inferior, que degrada rapidamente a qualidade da imagem.
Autofoco para streaming de vídeo esportivo
O vídeo não vale nada se não estiver em foco. Isto é especialmente verdadeiro para esportes, onde o foco cristalino é importante. Se uma jogada crítica ocorrer e você não conseguir ver os detalhes, os espectadores ficarão chateados. As pessoas esperam que o foco do vídeo seja excelente.
É por isso que o desempenho do autofoco é importante para câmeras de vídeo esportivas. Idealmente, procure uma câmera com performance de autofoco rápida e precisa. Vários pontos de autofoco também melhorarão o desempenho. No entanto, a melhor maneira de garantir um bom desempenho de autofoco é ler testes e depoimentos de usuários de esportes. Sua experiência fornecerá o melhor guia para a performance do autofoco.
Várias câmeras
Se você tiver o orçamento, recomendamos o uso de várias câmeras. Elas podem ser divididos por função. Por exemplo, uma câmera pode se concentrar em tomadas amplas, uma em tomadas médias e outra em zoom. Isso permite que você cubra diferentes ângulos.
Claro, isso exigirá uma grande despesa adicional. Além das câmeras e dos operadores, você também precisará de mesa de cortes ou software equivalente e alguém que a opere.
Suporte para câmera
O suporte para suas câmeras também é essencial. Em um ambiente esportivo, isso geralmente significa um tripé hidráulico que permita a movimentação fácil e rápida entre diferentes áreas do campo. Procure por algo que se mova muito suavemente.
A importância da frame rate (taxa de fotogramas)
Frame rate é a frequência com que um dispositivo de processamento de imagens produz consecutivas imagens chamadas de quadros (frames). Quando se trata de esportes, a frame rate é importante. Isso porque uma ação rápida parece simplesmente borrada em 24 ou 30 quadros por segundo. Isso é especialmente verdadeiro quando você tenta mostrar ação em câmera lenta após o fato.
Recomendamos gravar a 60 fps ( frames per second – frames por segundo). A taxa de quadros também influenciará sua escolha de câmera. Muitas câmeras não suportam gravações em 60 fps. No entanto, as câmeras esportivas de ponta gravam a 120 fps ou mais, para permitir vídeos nítidos e super slow motion.
Isso provavelmente está além do orçamento para a maioria das pessoas que leem isso, mas tudo bem. Um ótimo vídeo esportivo ainda é possível a 30 ou 60 fps com uma câmera de preço médio.
Evitando o buffering em esportes
Com esportes, evitar o buffer (processo de carregamento do vídeo) é especialmente importante. Um vídeo pulando ou atrasando pode arruinar totalmente jogadas importantes. Essa é a última coisa que você quer que aconteça durante um momento crítico de um evento esportivo.
Para evitar o buffer, você precisa ter largura de banda adequada para carregar o vídeo. Você também precisa ter certeza de que está transmitindo em várias opções de qualidade. Isso garante que os espectadores recebam automaticamente a versão mais adequada à sua velocidade da Internet.
Etapa 2: Misturando software e codificação para streaming de esportes
Depois de ter todo o equipamento necessário para o vídeo esportivo, é hora de se preocupar com o lado do software. Existem alguns elementos diferentes a considerar aqui, como o software de mixagem e o processo de codificação.
Geralmente, o software de transmissão ao vivo se baseia em alguns desses recursos. Plataformas de software de ponta como vMix e Wirecast incluem codificação e comutação ao vivo. O vMix também oferece hardware de codificação portátil “tudo-em-um” que executa versões personalizadas de seu pacote de software.
Qualquer que seja o sistema com o qual você irá trabalhar, esses são alguns recursos a serem considerados:
Troca de câmera e movimento
Como mencionamos antes, o movimento é muito importante quando se trata de esportes. Isso significa que as câmeras precisam se mover. Alternar entre câmeras diferentes é uma abordagem profissional ainda melhor. Isso é ativado por meio de um codificador de câmera ou dispositivo de captura de várias fontes que permite a “comutação ao vivo”.
Câmera lenta, replay instantâneo e outros recursos
Nos esportes, outro fator importante é a velocidade com que as coisas ocorrem. Às vezes é simplesmente muito rápido para o olho humano seguir. Nesses casos, a câmera lenta e o replay instantâneo permitem que você reproduza momentos importantes novamente.
Muitos encoders de ponta e pacotes de software de comutação / mixagem permitem replays instantâneos fáceis. Isso torna simples o processo de voltar e destacar os melhores momentos. Para um evento esportivo ao vivo, esse é um recurso significativo.
Outros recursos importantes que podem ser implementados através do software de codificação / comutação incluem:
- Comentários de estúdio
- Gravação simultânea de transmissões ao vivo
- Estatísticas na tela e apresentação da pontuação
- Títulos e transições
- Vídeos e imagens pré-gravadas
Streams de back-up
Quando se trata de um evento ao vivo sensível ao tempo, como uma partida esportiva, as interrupções não são aceitáveis. No entanto, falhas de hardware ou problemas de rede ocorrem ocasionalmente. Para atenuar qualquer um desses possíveis problemas antes que eles se tornem sérios, recomendamos um stream de backup.
Isso é fácil de configurar. Essencialmente, tudo o que você precisa fazer é criar uma URL de transmissão ao vivo alternativa por meio de seu host de streaming. Em seguida, você pode conectar essa URL ao seu software de codificação. Se o seu streaming inicial ficar inativo por algum motivo, é relativamente fácil colocar o streaming alternativo on-line.
Aqui na K2. oferecemos esse recurso automaticamente para cada stream. Basta inserir a URL de backup fornecida no seu encoder e pronto. Qualquer falha no primeiro stream acionará automaticamente o segundo stream, para que ele fique on-line.
Configurações de encoding para esportes
Outro elemento a considerar são as configurações do encoder. Como já discutimos em detalhes anteriormente, existem várias configurações importantes para seu encoder relacionadas à qualidade:
- Taxa de bits total (recomendamos de 3 a 6 Mbps para streamings em full HD)
- Codec de vídeo e perfil (H.264 é o padrão comum, e o perfil “baseline” garante que seu stream seja visualizado em uma variedade de dispositivos a mais ampla possível)
- Taxa de bits de áudio (recomendamos 128 kbps para a maioria dos streamings)
- Codec de áudio (AAC e MP3 são os melhores)
- Keyframe (quadro-chave – desenho que define os pontos de início e fim de qualquer transição suave entre imagens): a cada dois segundos é o mais comum
Etapa 3: promoção de streaming de esportes on-line
É claro que todo esse investimento de tempo, energia e dinheiro em equipamentos adequados não vale muito se você não conseguir atrair um público.
Promover uma transmissão ao vivo de esportes é como promover qualquer outro evento. Idealmente, você precisa criar um público motivado que compartilhe o conteúdo. Isso significa recrutar seus maiores fãs para ajudar você a espalhá-lo.
Recomendamos que a promoção comece com antecedência. Idealmente, as pessoas devem saber sobre o evento meses antes de acontecer. Use seu boletim informativo, publicações impressas, sites e canais de mídia social para espalhar a notícia. Envie comunicados de imprensa a meios de comunicação interessados e considere convites pessoais para pessoas influentes em seu segmento.
Integrações sociais para streaming de vídeo esportivo
Uma coisa interessante que você pode fazer com a transmissão ao vivo é integrar com as redes sociais. Isso pode ocorrer de várias maneiras diferentes. Primeiro de tudo, você pode incorporar suas transmissões ao vivo nas redes sociais. Muitos hosts de streaming, incluindo a K2.Live , tornam isso possível de forma nativa.
Embora seja possível transmitir diretamente via Facebook e outras plataformas sociais, geralmente não recomendamos isso. Para começar, é impossível gerar receita com suas transmissões ao vivo pelo Facebook. Em segundo lugar, as plataformas sociais para vídeo ao vivo geralmente incluem contratos de Termos de Uso que renunciam a seus direitos de conteúdo em vídeo. Isso não é bom para as emissoras.
Outro tipo de integração social que vale a pena considerar é com o Twitter. Essa rede social é amplamente utilizada por fãs para comentários esportivos ao vivo. Alguns softwares de codificação permitem destacar e exibir os melhores tweets na tela durante as transmissões ao vivo. Isso pode ser ideal para tornar os comentários e os programas de intervalo mais interessantes.
Etapa 4: monetizar o streaming de esportes on-line
Se você tem interesse em ganhar dinheiro com a transmissão de esportes ao vivo, você tem várias opções. Isso inclui publicidade, pay-per-view e venda de assinaturas para visualização on-line. Cada método tem suas próprias vantagens e desvantagens.
A publicidade é o modelo mais comum usado na televisão. No entanto, a menos que você esteja atraindo um público muito grande, pode ser difícil gerar receita significativa com anúncios. Dito isto, se o seu público for muito específico, as empresas de nicho podem pagar por um serviço premium para alcançá-lo, mesmo que seus números sejam pequenos.
O pay-per-view é um modelo viável para gerar renda com as transmissões. Isto é verdade mesmo para pequenos esportes e mercados menores. Precificado corretamente, um jogo que gera algumas centenas de espectadores pode trazer uma renda interessante. Se você conseguir transmitir um evento que tenha uma grande demanda, a receita poderá ser ainda maior.
O modelo final é a assinatura, que é ideal para esportes. Esse método permite que os verdadeiros fãs comprem ingressos em massa para toda uma temporada ou torneio. Eles poderão economizar nos custos de visualização e, ao mesmo tempo, prover receita com as vendas antecipadas.
Etapa 5: Depois do jogo
Os melhores eventos de transmissão de vídeos esportivos não se esgotam. Em vez disso, eles continuam a envolver a base de fãs após o evento. No caso dos esportes, isso pode significar a edição de melhores momentos, escrever e produzir análises ou pesquisar a opinião dos espectadores. Isso tudo faz parte do processo pós-evento e pode ser essencial para a manutenção de um público fiel.
O acompanhamento pós-evento adequado faz duas coisas. Primeiro, ajuda a garantir que os espectadores do seu último evento permaneçam sintonizados para o próximo jogo ou partida. Esse tipo de lealdade ajudará a tornar os futuros eventos um sucesso também. Em segundo lugar, traz um público inteiramente novo, uma vez que o conteúdo de acompanhamento pode ser facilmente compartilhado e divulgado. Isso significa mais assinantes, mais curtidas e melhores resultados no próximo evento.
Conclusão
A transmissão ao vivo de esportes pode ser um desafio. A velocidade, o tamanho e a configuração de vários eventos esportivos apresentam obstáculos complexos para as emissoras. No entanto, os esportes também representam uma oportunidade para explorar uma audiência fervorosa e um mercado crescente.
Neste artigo, cobrimos equipamentos, configurações e software, promoção, monetização e acompanhamento de transmissão de vídeos esportivos. Esperamos que esses cinco passos ajudem você a aproveitar o boom da transmissão ao vivo.
Deixe-nos saber o que você pensa nos comentários. Você já tem alguma vivência no assunto ou planeja transmitir esportes ao vivo pela primeira vez?
Se quiser trocar ideias mais específicas sobre esse tipo de transmissão ao vivo, entre em contato conosco. Será um prazer compartilhar nossos conhecimentos!
Streaming não deve matar a mídia esportiva, mas será desafio para clubes
Sem profecia, sem catástrofe; quem monitora e se prepara tem mais chance de se adaptar às mudanças
Meados dos anos 2000 recebi uma ligação de um gestor de fundo de investimentos. Eu era o responsável por acompanhar o setor de Telecom na área de crédito do Itaú BBA, e ele começou a falar, incomodado: “O VOIP (ligações telefônicas via internet) vai acabar com as operadoras de Telecom!”. E falava das maravilhas do VOIP, que Skype e Vonage acabariam com as demais operadoras. Ponderei uma série de coisas, mas ele desligou assustado.
O resto é história, e o VOIP não acabou com as grandes operadoras, sendo incorporado por elas, mas gerou impactos em preços e na forma como nos comunicamos. O problema das profecias catastrofistas é que elas tratam sempre de terra arrasada, e só lembramos dos profetas que acertaram, pois os que erraram permanecem em silêncio e esquecidos.
Lembrei dessa história para falar sobre o “futuro” das transmissões esportivas, o Streaming, ou OTT (Over The Top) para os íntimos, e que nada mais é que a oferta de serviços de vídeos e conteúdos em redes de internet banda larga. Se isto te lembrou o Netflix, acertou no exemplo.
A profecia do momento é que o Streaming vai revolucionar as transmissões esportivas, acabando com o domínio das mídias “tradicionais” e “democratizando” as transmissões, e consequentemente o esporte. Vamos explorar um pouco o tema para ver que nem tanto, nem tão pouco.
Como é hoje
O grande valor do esporte na TV é o fato de ser ao vivo e mexer com a emoção das pessoas. Por isso os valores dos direitos de transmissões das grandes ligas esportivas mundiais são tão grandes.
Competição | Valor Anual pelos Direitos de Transmissão |
NFL | US$ 8,2 bi |
Premier League (Futebol inglês) Local + Int’l | US$ 4,0 bi |
NBA | US$ 3,9 bi |
MLB (Baseball) | US$ 3,5 bi |
Champions League | US$ 2,8 bi |
Os direitos de transmissões esportivas movimentaram US$ 49,5 bilhões em 2018 e estima-se que podem chegar a US$ 53,3 bilhões em 2022.
Quem paga por esses direitos costumam ser grandes empresas de mídia, como a Globo, Sky (Europa), ESPN, Fox. O retorno por investimentos tão elevados se dá através da venda de publicidade ao longo dos jogos ou pela cobrança por acessar canais de jogos (o chamado Pay-Per-View).
O que está por vir
A profecia diz que os canais de streaming tomarão o lugar dos grandes grupos de mídia nas transmissões esportivas. Para justificá-la dizem que ao longo do tempo o perfil do telespectador está mudando, que os mais jovens preferem transmissões com flexibilidade, que permitam engajamento e que possibilitem preços mais baixos. Vamos então tratar destes pontos, mas antes precisamos entender quem são os canais de streaming, pois há mais de um modelo em ação e simplificaremos a explicação em 3 grandes:
Modelo | Quem faz | Porque |
Grandes Mídias | Facebook, Amazon, Twitter, Youtube | Já são mainstream hoje. Não há nada de revolucionário, apenas o objetivo de continuar ocupando espaço das chamadas “mídias tradicionais”. Precisam agregar valor a seus modelos de streaming (Amazon Prime), num momento em que a disputa se acirra (Disney +, Netflix, Apple TV+) e/ou buscam fluxo de pessoas nas suas redes, podem aumentar receita com publicidade e trazendo mais um grande captador de dados para seus modelos. |
Grandes Apostas | DAZN | São os novos canais de streaming exclusivos de esportes, as “Netflix do esporte”. A ideia é seguir o modelo, cobrando mensalidades para que o assinante tenha a cesso ao acerve de jogos e competições. Claramente entram na disputa pelas competições mais importantes, como as ligas europeias de futebol, a NFL e MMA. |
Nicho | NSports (Brasil), MyCujoo | São canais de streaming mas voltados a competições cujo interesse é menor por parte das grandes mídias. Não tem na cobrança de assinatura um vínculo necessário, mas eventualmente usam desse expediente. Publicidade é a principal fonte de receitas. O NSports tem várias competições de esportes olímpicos e o campeonato catarinense de futebol. |
São estes os players que tentarão desbancar as grandes corporações de mídia, que já se mexem na disputa pela audiência. Todos os grandes detentores de direitos possuem apps onde é possível assistir partidas e programação no celular ou computador, se você for assinante, como nos casos do ESPN+, da SporTV, da SKY na Europa. O Supor Bowl de 2019 teve 5% de sua audiência via streaming, através de app da NBC. Se a questão é meio, então está todo mundo de preparando para a disputa.
Agora, se falarmos de preço, a coisa fica um pouco mais complicada. O assinante do streaming tem a experiência de pagar pouco para acessar muito. Resultado de anos pagando pacotes caros de TV por Assinatura para usar poucos canais. A flexibilidade de assinar apenas o que se quer acaba reduzindo o valor pago. A DAZN e a Amazon entram nessa estratégia, a NSports é ainda mais flexível, pois não cobra assinatura, assim como Facebook, que se apresenta como uma espécie de “TV Aberta”.
Mas há uma questão no futuro, e que impacta o negócio de esporte: os custos de direitos de transmissão são altíssimos, como vimos. Hoje, participando apenas com frações do todo e consequentemente gastando menos que os grandes grupos, os negócios ainda não se justificam financeiramente. Veja os números da DAZN:
€ milhões | dez/17 | dez/18 | mar/18 | mar/19 |
Receitas | 308,3 | 447,2 | 138,0 | 212,3 |
Custos | (318,0) | (563,0) | (129,6) | (198,2) |
Despesas | (291,5) | (503,2) | (95,3) | (158,5) |
Lucro Operacional | (301,2) | (619,0) | (86,9) | (144,5) |
Lucro Líquido | (444,2) | (582,6) | (99,5) | (156,7) |
EBITDA | (254,4) | (517,8) | (74,8) | (121,8) |
Dívida (Bancos+Direitos) | 1.336,8 | 362,9 | 1.259,8 | 787,0 |
PL | (279,7) | 863,4 | (397,7) | 692,3 |
Aumento de Capital | 1.725,7 | 1.246,7 | ||
Direitos de Transmissão | 3.000,0 | 5.280,0 | 3.113,5 | 5.923,8 |
Claro que há um aspecto de evolução do negócio. Mas há também um acionista bilionário que coloca dinheiro para ajudar a fechar as contas. Até quando isto se sustenta, não se sabe. Vale o mesmo para os demais negócios, afinal, será que apenas a coleta de dados fechará a conta para o grupo das Grandes Mídias?
Isso num momento em que os direitos de TV de futebol já dão indício de estagnação, vide a redução no preço da Premier League inglesa, no pacote local, que caiu de US$ 6,8 bi para US$ 6,3 bi (cerca de 7,5% de redução). Neste cenário quem deve se preocupar são os donos do negócio, as ligas e clubes, pois talvez terão que enfrentar desafios que hoje parecem distantes, como queda de receitas para se adaptar aos novos públicos.
Uma alternativa que trabalha no campo da flexibilidade e preço é a de fracionar as assinaturas. Segundo estudo da Deltrate, alguns players e assinantes gostariam de poder contratar apenas partes dos jogos, por exemplo, o último quarto de uma partida de basquete, ou os últimos 15 minutos de um jogo de futebol. Mas assim como os canais de streaming pode fazer, qualquer operadora pode. Não estamos falando de tecnologias diferentes, mas de mentalidades diferentes.
Um aspecto que pode ser favorável aos canais de streaming é a capacidade de criar conteúdo para rechear seus canais, retendo e mantendo os assinantes e usuários em suas bases. Também não é nada que não possa ser feito em qualquer meio já existente. E além do mais, também tem custos, brigando então com a ideia de custos menores no streaming.
Este aspecto dos produtos específicos e que podem ser vistos em qualquer lugar e a qualquer momento é algo que os canais de streaming tem e que as mídias tradicionais precisam buscar. É uma questão da linguagem que vira engajamento.
Alguns movimentos tem sido feitos nesse sentido, pelos próprios detentores dos negócios esportivos, como é o caso da F1 TV, da WTA (Associação de Feminina de Tenistas), FIVB (Vôlei) e mesmo nas ligas americanas, com destaque para a NBA. O risco e o grande desafio é ter conteúdo exclusivo, mas que não compita com os direitos oficiais. A NSports, por exemplo, opera a TV Corinthians, mantendo transmissões de outros esportes, criando e gerindo conteúdo do clube.
Um fato recente e interessante, e que mostra que muito dessa expectativa em relação ao streaming deve ser corretamente ponderada é o fato da DAZN ter entrado na grade de canais da SKY na Itália. O assinante das duas plataformas pode agora ver os jogos do campeonato italiano através de um canal da rede de tv paga. Ou o inimigo mora (no canal) ao lado, ou se não se pode vencê-lo, junte-se a ele. O tempo dirá qual o ditado que melhor se adapta a esta situação.
Agora, imagine que fosse possível um clube brasileiro de futebol operar seu próprio canal de streaming e apresentar suas 19 partidas como mandante no Campeonato Brasileiro. Claro, é uma hipótese, pois a lei hoje não permite a transmissão sem que os dois clubes estejam de acordo. Mas mantemos a premissa apenas para o exercício de quantos assinantes/torcedores o clube precisa ter para atingir um certo valor do que seria sua receita com direitos de TV. Veja:
Ou seja, para ter R$ 75 milhões anuais de receita o clube precisa ter 78.223 assinantes pagando 12 parcelas mensais de R$ 79,90, ou 156.642 pagando R$ 39,90. Para clubes que vão bem no campeonato esse número parece atingível, mas quando o resultado em campo não vem, o torcedor pode perder o interesse e a receita vai embora. Sem contar uma certa canibalização em relação ao público no estádio, os custos de transmissão, assim como há possível receitas de publicidade que compensem isso. No fim, parece ter riscos que podem ser transferidos para alguém para um terceiro que pague pelo direito integral.
Enfim, o que me parece é que vivemos um processo de mudança importante na forma como os conteúdos esportivos são transmitidos ao público, que a cada nova geração tem demandas, poder aquisitivo e interesses diferentes. Fico com a sensação de que o meio em si será o menos importante, o que se sustentará serão formas de transmissão adaptadas aos novos públicos, seja na ideia de fracionamento, na forma de interação com o torcedor, e na captura de sua atenção.
Assim como o VOIP, que não acabou com as grandes operadoras mas mudou a forma de consumirmos telefonia (de voz para dados), o streaming talvez não mude a relação de forças entre as empresas de mídia, mas altere substancialmente valores que chegam aos clubes e federações, pois as novas gerações parecem querer mais por menos – efeito do modelo Netflix (que está longe de ser brilhante financeiramente, diga-se) – e o que hoje tem cara de oportunidade de incremento de receitas será, na verdade, mais um desafio para as gestões.
Sem profecia, sem catástrofe. Quem monitora e se prepara tem mais chance de se adaptar às mudanças.
Mais sobre
O InfoMoney preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.